O Inova+Ação já faz parte do calendário da capital catarinense e reúne empresários, líderes e empreendedores que buscam expandir os negócios e se conectar com as principais tendências do mercado. Em sua 6ª edição, o evento teve mais de 10 horas de imersão com palestras, feira de negócios e capacitações com profissionais de referência no setor. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital com parceria da NSC.
Com o propósito de capacitar e motivar empresários, o evento impulsiona o empreendedorismo local. Para Eduardo Koerich, vice-presidente da CDL, o Inova+Ação é um espaço de networking e capacitação.
— Esse ano a gente buscou trazer cases de sucesso, pessoas que estão na prática do negócio e fazendo acontecer. A gente quer transmitir o que as pessoas estão fazendo de valor na nossa cidade, para que a gente possa multiplicar e crescer juntos. Aqui temos trocas importantes e o evento busca, acima de tudo: inspirar pessoas — comenta.
Confira os principais insights do evento e veja como fazer sua empresa crescer:
TV 3.0 e o futuro da comunicação
Gerar experiência também está relacionado a forma de se comunicar. Na palestra “Comunicação em 2030”, Gustavo Teixeira, diretor de Marketing da NSC, falou sobre o universo de possibilidades para se conectar com o público. No digital, no rádio e na TV, não importa a plataforma, mas o conteúdo que se produz e como isso alcança o receptor dessa mensagem. Estar associado à espaços brand safety é cada vez mais importante e a personalização da mídia é um diferencial impulsionado pelas novas formas de consumo.
A tecnologia e a grande geração de dados tem permitido que as marcas conheçam mais o consumidor – o que exige profundidade na hora de gerar conexão. Por isso, não há escapatória: é preciso estar antenado ao movimento do mercado, com planejamento de curto, médio e longo prazo e preparado para resetar a estratégia ou recalcular a rota acompanhando as inovações.
O uso de IA, por exemplo, tem forte influência nos hábitos de consumo e quem souber surfar nessa onda, sai na frente – como comentou Porã Bernardes, head das rádios Atlântida e Itapema FM. O meio rádio, inclusive, é um bom exemplo de veículo que acompanha as mudanças do tempo e é capaz de gerar fidelidade e identificação com os ouvintes.
Inteligência artificial como copilota
Engana-se quem pensa que esse é um tema recente. Pelo menos desde 2016 a IA faz parte, de alguma maneira, do tráfego de quem consome internet – através de simples pesquisas no Google, por exemplo. Mas é fato que está cada vez mais complexa, abrangente e acessível. E spoiler: veio pra ficar.
Thiago Barroso, do Google, compartilhou dados expressivos sobre o uso da IA e a forma como brasileiros avaliam o impacto positivo da ferramenta em diferentes finalidades:
- 77% em como aprendem
- 77% no acesso à informação
- 67% em como trabalham
Ou seja, é uma tecnologia vista como facilitadora. Por isso, a principal dica é: se apropriar do tema, acompanhar as novidades do mercado, entender de que maneira isso faz sentido para o seu negócio e, principalmente, para o seu consumidor. Consumidor, esse, que busca cada vez mais por mensagens personalizadas e experiências únicas, mas que ao mesmo tempo pede e preza por privacidade. Para Barroso, é nesse momento que ferramentas de IA podem ajudar a inovar. A ideia é “fazer a IA trabalhar para o seu negócio” e não ao contrário. Você no comando e a IA como copilota.
Investir em conteúdo gera conexão
Pablo Toledo apresentou o case da BYD e a inserção da marca no Brasil. A estratégia adotada contou com um pilar fundamental: entender uma paixão comum de grande parte do público, que é o futebol e também estar onde esse consumidor está. Para isso, a marca apostou em investimentos na TV aberta.
Desde inserções de mídia nos intervalos de jogos de futebol até ações de branded content casadas com a programação da Globo, a empresa se disseminou no país. Somente com quadros no Domingão do Hulk a empresa alcançou mais de 34 milhões de pessoas.
Toledo reforçou que, mais do que o reforço de marca, o segredo está na conexão e gerar identificação entre marca x produto x consumidor.
Confira os nomes que marcaram presença no Inova+Ação 2024
Thiago Barroso, Executivo de Negócios Google;
Gustavo Teixeira, Diretor de Marketing da NSC;
Porã, Head de Rádios da NSC;
Antonio, Ronaldo e Eduardo Koerich, Diretoria Lojas Koerich;
Eduarda Vescovi, Coordenadora Sênior de Vendas da RD Station;
Osmar Della Valentina, Ex-presidente do Grupo Gazin;
Patrícia Fernandes, Vice-presidente litoral da ADVB;
Mauro Nomura, CEO Grupo Nomura (Arezzo, Schutz, Adidas e Reverte);
André Santos, Embaixador do Mercado Livre no Brasil;
Dayane Titon, Diretora Comercial e Marketing da Baly Bebidas do Brasil;
Thiago Reis, CEO Growth Machine;
Magno Lima, CEO SPC Grafeno;
Munife Mansur, Líder de Vendas da Exact Sales;
Pablo Toledo, Diretor de Comunicação e Marketing BYD Brasil;
Eduardo Francisco, Diretor Comercial do Grupo Malwee;
Chico, o vendedor raiz, Humorista