As empresas terão grandes desafios pela frente em 2025. Então, para crescer no mercado, as lideranças precisarão estar à altura. Por sinal, você já sabe o que esperar dos próximos meses?
Prepare-se para os maiores desafios das lideranças em 2025:
- 68% dos CEOs preveem grandes mudanças trazidas pela IA generativa;
- 53% dos consumidores estão pouco tolerantes a más experiências com as marcas;
- a taxa básica de juros pode retomar a trajetória de alta nos próximos meses;
- e os fenômenos climáticos extremos continuam sendo um risco em 2025.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o tema com os destaques do Negócios SC.
Desafios e prioridades das lideranças em 2025
1) Acompanhar o avanço tecnológico começa pelos CEOs
As novas tecnologias, especialmente as relacionadas à inteligência artificial e IA generativa, deixaram de ser ferramentas de trabalho e se tornaram questões estratégicas para o crescimento dos negócios. Em 2024, a Gartner já apontou que os principais focos de estratégia neste momento são o avanço tecnológico e a rápida adaptação empresarial.
Essa continuará sendo uma das prioridades das lideranças em 2025. De acordo com uma pesquisa internacional da PwC, 68% dos CEOs afirmam que a IA generativa vai mudar significativamente como as empresas criam e entregam valor nos próximos três anos.
Dados em destaque na Forbes, a partir de uma pesquisa de Christian Stadler, também mostram que as mudanças tecnológicas devem ter o maior impacto no modelo de trabalho dos negócios durante os próximos meses, na visão dos CEOs. Mas essa transformação precisa vir justamente das lideranças para que a empresa tenha uma cultura de tecnologia, com ferramentas integradas atuando em prol de um objetivo comum.
Veja como 5 empresas inovadoras de SC usam IA para crescer.

A tecnologia terá uma função estratégica para o crescimento das empresas em 2025. (Imagem via Freepik)
2) Prezar pela experiência humana
De acordo com o estudo “Future-Proof Score 2024”, da Timelens, as marcas mais preparadas para os desafios de 2025 e dos próximos anos são aquelas que conciliam melhor o propósito do negócio com a experiência que entregam. Elas são capazes de engajar, criar vínculos com os consumidores e manifestar em ações práticas sua essência.
Isso, entretanto, exige das empresas a capacidade de responder aos anseios das pessoas. E as pessoas buscam boas experiências com as marcas. Inclusive, elas chegam a 2025 ainda mais exigentes nesse sentido: 53% dos consumidores globais estão prontos para abandonar uma marca após uma experiência ruim, como aponta a Qualtrics.
Mas não se esqueça de cuidar também das pessoas do lado de cá da sua empresa, seus colaboradores. A preocupação com a saúde mental deve começar de dentro, tornando o ambiente de trabalho mais satisfatório. Como revela uma pesquisa da Gallup, 72% dos trabalhadores estão desengajados e isso implica menor produtividade e maior rotatividade, limitando as chances de crescimento dos negócios.
Aprenda com as marcas no Brasil mais preparadas para o futuro.
3) Navegar as incertezas políticas e econômicas
Os conflitos internacionais continuam sendo um ponto de atenção para os líderes brasileiros. A invasão da Rússia à Ucrânia segue ativa e há o sério risco de uma guerra generalizada com foco no Oriente Médio. Para Santa Catarina, por exemplo, isso pode elevar o preço do petróleo e prejudicar as exportações do agronegócio catarinense.
Nesse cenário, um relatório do ERA Group indica: “Para se manterem competitivos, os CEOs precisam ser ágeis, diversificar proativamente as cadeias de suprimentos e desenvolver estratégias para mitigar os riscos geopolíticos enquanto se mantêm resilientes diante das incertezas globais”.
Veja 4 tendências de consumo que afetarão sua marca em 2025.
4) Lidar com a inflação e os juros elevados
Outro problema global é a inflação persistente. No Brasil, a perspectiva de alta nesse sentido reverteu a trajetória de cortes na taxa básica de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) já alertou até que pode haver um novo ciclo ascendente da Selic em 2025.
Para os negócios, isso trará dois efeitos, um direto e um indireto. De um lado, continuará afetando a capacidade de investimento das empresas. De outro, será mais um obstáculo para o consumo dos brasileiros. Ou seja, trabalhe com metas de crescimento moderadas no próximo ano.
Confiança na mídia: como ela impacta a sua publicidade?
5) Enfrentar a emergência climática com sustentabilidade
A previsão meteorológica para 2025 é outro dos grandes desafios que as lideranças terão pela frente. O verão já promete calores muito fortes, com a possibilidade de temperaturas recordes. Os fenômenos climáticos extremos então podem se repetir e, mais ainda, virem mais intensos.
Os acontecimentos de 2024 mostraram a escala que os impactos naturais podem ter. Mas esse não é um problema somente brasileiro. Globalmente, a PwC aponta que 64% dos executivos veem as mudanças climáticas como um risco de moderado a grave para os negócios.
Ao mesmo tempo, torna-se urgente para as lideranças adotarem medidas reais de proteção ao meio ambiente nas respectivas empresas. O consumidor está sentindo na pele os efeitos do aquecimento global e espera das marcas o compromisso de enfrentar essa situação.
Saiba agora como a NSC pode ajudar no planejamento da sua comunicação em 2025. Impulsione suas vendas nesse contexto desafiador com o Simulador de Campanha.