A Timelens, consultoria de dados da FutureBrand, divulgou o aguardado estudo “Future-Proof Score 2024”. O material destaca as 30 marcas brasileiras mais preparadas para o futuro, de acordo com uma metodologia própria. Entretanto, mais importante que o ranking em si talvez sejam as lições que ele traz para seu negócio.
Saiba como preparar sua marca para o futuro:
- o top 30 é dominado por empresa de bens de consumo e do varejo;
- quatro das cinco marcas líderes são referências no meio digital;
- elas são as que melhor equilibram o propósito e a experiência;
- esse foi o segredo para o Nubank alcançar o topo da lista.
Veja mais detalhes que o Negócios SC traz agora para você.
As marcas no Brasil mais preparadas para o futuro
O estudo “Future-Proof Score 2024” envolveu mais de 800 horas de análise e construção, mais de 40 especialistas, 22,1 bilhões de buscas no Google e outras milhões de menções na internet. O resultado desse trabalho foi uma lista com as marcas atuando no Brasil que são mais “à prova de futuro” no ano de 2024.
A avaliação de cada marca compreendeu dois eixos: experiência e propósito. Cada eixo ainda abrangeu três dimensões próprias, com as respectivas notas que iam de 0 a 1000. A média dessas dimensões então estabeleceu o posicionamento na lista.
As categorias de bens de consumo e varejo dominam quase dois terços do ranking, com 18 marcas somadas. No varejo, especialmente, fica clara a força do e-commerce: há cinco marketplaces presentes. Além disso, quatro das cinco marcas mais bem preparadas para o futuro são referências no meio digital.
Veja as dez marcas no Brasil mais preparadas para o futuro em 2024:
- Nubank: 792 pontos
- Netflix: 773 pontos
- Mercado Livre: 755 pontos
- Amazon: 747 pontos
- Itaú: 743 pontos
- Natura: 742 pontos
- Apple: 723 pontos
- Microsoft: 711 pontos
- Google: 710 pontos
- iFood: 708 pontos
O setor de bens de consumo está representado por dez marcas no ranking geral. O varejo vem logo atrás com oito, seguido pelos serviços e pela tecnologia com quatro cada, o mercado financeiro com três representantes e a categoria de energia com uma.
Veja como 5 empresas inovadoras de SC usam IA para crescer.

A visão de futuro é o fator mais importante para a consolidação da marca. (Foto via Freepik)
Como ter uma marca preparada para o futuro?
Compreender a metodologia usada pelo “Future-Proof Score 2024” pode ajudar você a ter também uma marca duradoura.
Começando pelos dois eixos de avaliação, ser “à prova do futuro” significa equilibrar a atuação do negócio entre o propósito e a experiência. Ou seja, envolve tanto o que a marca se propõe a fazer quanto a percepção do que ela realmente faz.
- Propósito: diz respeito à essência da marca, à personalidade dela e como isso reflete no interesse do público.
- Experiência: tem relação a como a marca é percebida, o poder de engajar, criar vínculo com os consumidores e transparecer o propósito na prática.
Ainda mais interessantes são as dimensões de cada eixo. Dentro do propósito, por exemplo, aparecem a visão clara de futuro, a capacidade de desafiar a categoria e a geração de valor sustentável
- Visão clara de futuro: abordagem orientada para o longo prazo, trabalhando de um modo inspirador que vai além dos resultados imediatos.
- Desafio à categoria: atuação forte e distintiva, o que agrega valor às marcas e as torna reconhecidas e lembradas pelo público.
- Valor sustentável: além do valor econômico, elas geram valor social e ambiental de modo equilibrado ao longo do tempo.
Para completar, temos as dimensões relacionadas à experiência. São elas: melhorar a vida das pessoas, criar um vínculo emocional e oferecer uma experiência consistente nos pontos de contato com o consumidor.
- Melhorar a vida das pessoas: são marcas que buscam aprimorar a rotina ou a qualidade de vida dos clientes de forma significativa — elas resolvem, e não apenas prometem.
- Vínculo emocional: estabelecem uma conexão profunda com os clientes.
- Experiência consistente: têm uma interação consistente em toda a jornada de relacionamento, incluindo aí os diferentes canais à disposição.
As marcas no Brasil que preencherem esses critérios têm grandes chances de também estarem preparadas para o futuro.
Como a publicidade impulsiona os resultados da sua empresa?
Mais lições do Future-Proof Score 2024
A visão clara de futuro foi a dimensão que mais se destacou no estudo realizado pela Timelens. De acordo com o material, as marcas líderes nesse sentido são capazes de despertar o interesse contínuo do público e promover conversas positivas sobre a atuação delas. Além disso, apresentam um melhor engajamento interno com os colaboradores.
Se analisarmos as cinco marcas mais bem posicionadas no ranking, elas se destacam nessa visão por serem 58% mais comentadas positivamente e despertarem 30% mais interesse que as demais.
A maior competitividade entre as marcas é outro insight importante para levar do estudo. A pontuação mínima para entrar no top 30 de 2024 foi de 636 pontos, acima dos 629 pontos da análise de 2021. Isso quer dizer que o patamar está cada vez mais alto para os negócios.
Aí surge a questão: como sua marca está se conectando com o público? Descubra agora como tornar sua comunicação mais eficiente em Santa Catarina.