O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) é uma tendência crescente no mercado de trabalho. Um levantamento de Microsoft e LinkedIn aponta que o número de usuários adicionando habilidades de IA aos perfis da rede profissional aumentou 142 vezes em 2023. Mas, apesar da rápida disseminação da tecnologia, poucas agências de publicidade no Brasil têm um uso avançado dessa inovação.
Descubra então as ferramentas de IA para agências publicitárias:
- somente 16% das agências no País estão avançadas no uso da tecnologia;
- a fórmula dos cinco E vai ajudar no início da sua jornada de transformação;
- indicamos soluções criativas, como a produção de textos e imagens;
- mas também há opções para a gestão da agência e a otimização de campanhas.
Fique por dentro dessa transformação na rotina das agências de publicidade com o Negócios SC.
Dicas para começar a usar inteligência artificial na comunicação
De acordo com o estudo “O Futuro das Agências”, elaborado pela KPMG em parceria com o portal Meio & Mensagem, apenas 16% das agências de publicidade no Brasil estão em fase avançada do uso da IA. Por outro lado, 29% ainda exploram as possibilidades, enquanto todo o restante encontra-se em uma fase intermediária.
Se você está nesse campo das possibilidades, antes vamos analisar o que uma agência e seus profissionais precisam considerar para tirar o melhor proveito da tecnologia. A seguir, veja os cinco E para começar a usar a inteligência artificial.
Entenda como funciona
Conhecer os princípios de cada modelo de inteligência artificial ajudará você a entender o que cada ferramenta pode ou não pode fazer pela sua agência, ou qual modelo é o mais indicado para cada tarefa. Nesse sentido, a IBM oferece dois cursos introdutórios que vão acelerar sua curva de aprendizado: Fundamentos da IA para todos e Fundamentos de IA generativa, ambos pela plataforma Coursera.
Estruture seus dados
Se o plano é desenvolver uma solução própria para seu negócio, saiba que será preciso um grande volume de dados de qualidade para que a ferramenta funcione bem. Talvez isso demande uma nova cultura de dados e profissionais treinados para lidar com eles.
Estude engenharia de prompt
Já se o objetivo é usar ferramentas de IA generativa como o ChatGPT, o conhecimento de engenharia de prompt levará você longe. Quanto mais precisos forem os comandos, maiores serão suas chances de ter bons resultados.
Experimente aos poucos
André Ricardi, professor de IA na gestão de projetos da Fundação Vanzolini, recomenda testar a inteligência artificial em um projeto menor antes de escalá-la. Comece aplicando em uma campanha, analisando o processo e os resultados. A partir dos aprendizados, vá expandindo o uso da IA para mais ações.
Escolha a ferramenta certa
As ferramentas de IA para agências de publicidade vêm em todos os tipos, preços, modos de integração e potenciais. Pode levar algum tempo até encontrar a solução certa para a necessidade do seu negócio. Mas não se apegue a uma ferramenta que não funciona para você só porque está na moda.
10 ferramentas de produtividade que vão melhorar seu dia.

Três em cada dez agências ainda analisam as possibilidades no universo da IA. (Imagem via Freepik)
Ferramentas de IA úteis para agências de publicidade
Selecionamos abaixo algumas sugestões de ferramentas de IA para facilitar sua rotina. Elas têm funções em português, mas nem sempre estão em nosso idioma. Isso quer dizer que é interessante acrescentar o conhecimento de inglês para aproveitar a tecnologia ao máximo.
1. Criação de texto: Jasper
Existem muitas opções de inteligência artificial para textos. Mas o Jasper se destaca como uma das melhores soluções do mercado, capaz de criar conteúdos em diversos formatos. Ele também é capaz de incorporar melhor o tom de voz da marca e ser mais preciso com os fatos que o ChatGPT, por exemplo.
2. Revisão de texto: LanguageTool
O LanguageTool tem a proposta de ser muito mais que um corretor ortográfico. É claro, ele vai ajudar você com a ortografia, a gramática, a pontuação e outras tarefas básicas de revisão. Além disso, oferece dicas de estilo, otimização do vocabulário e a função de reformulação de frases com IA. É ótimo para deixar seu texto mais direto e mais claro.
3. SEO: Surfer SEO
O Surfer SEO é um bom assistente para a otimização de conteúdos na web. Ele avalia seu conteúdo a partir de fatores como uso de palavras-chave, leiturabilidade e títulos para sugerir insights que melhorem seu posicionamento nas buscas. Mais ainda, analisa o conteúdo da concorrência para encontrar oportunidades de ranqueamento para sua marca.
4. Criação e edição de imagens: Fotor
Não faltam alternativas de IA que gera imagens. Então, por que dar uma chance ao Fotor? Porque, além de criar imagens com o estilo que você deseja, ele tem um editor com algumas funções automatizadas, como melhorar a qualidade de uma foto, remover ou trocar o fundo e tirar objetos da cena.
5. Edição de vídeos: Descript
Já pensou em editar vídeos como se fosse um arquivo de texto? Por incrível que pareça, o Descript torna isso possível. E mais: ele permite trocar o fundo do vídeo, remover cacoetes da fala e até corrigir a direção do olhar para você poder ler as falas sem perder o contato visual com a câmera. Ou, se prefere criar um vídeo do zero com inteligência artificial, experimente o Synthesia. Ele conta com centenas de avatares realistas à disposição.
6. Produtividade e gestão: Notion AI
As ferramentas de IA para agências de publicidade vão muito além do trabalho criativo. Com o Notion você também pode gerenciar tarefas e equipes com facilidade, estimulando a colaboração entre profissionais. Uma das grandes vantagens do Notion é a centralização das informações para simplificar o acesso a elas.
7. Performance: Pixis
Para os fanáticos por desempenho, é claro que a inteligência artificial tem uma solução. Conheça o Pixis, uma ferramenta preditiva de campanhas de marketing. Ele projeta o desempenho da ação antes mesmo de você a veicular, permitindo testes de otimização para potencializar seu investimento.
Saiba como a inteligência artificial impactará seu trabalho.
Sobre as ferramentas de IA para agências de publicidade
Como começar a usar a inteligência artificial na sua agência de publicidade?
Recomendamos usar a fórmula dos cinco E: entenda como funciona, estruture seus dados, estude engenharia de prompt, experimente aos poucos e escolha a ferramenta certa.
Que ferramentas de IA ajudam nas tarefas criativas?
Vale a pena testar soluções como o Jasper para a criação de textos e o Fotor para gerar imagens. Na edição, o próprio Fotor ajuda com as fotos, o Descript facilita em relação aos vídeos e o LanguageTool é ótimo para textos.
E que outras funções podem ser otimizadas com a inteligência artificial?
Otimize seu conteúdo com Surfer SEO, aumente sua produtividade com Notion AI e melhore as chances de sucesso das suas campanhas com Pixis.
Além disso, a NSC oferece gratuitamente uma ferramenta de IA para turbinar a publicidade dos seus clientes. Faça o teste!