Novos dados do Opinion Box revelam que seis em cada dez brasileiros consideram o verão a época mais feliz do ano. O público no País se sente mais bonito, prefere as roupas mais confortáveis que a estação permite usar e tem o costume de cuidar mais de si. Mas esse também é um período de grandes gastos para os consumidores, como indica a pesquisa “Verão 2024/2025”.
Saiba como os brasileiros pretendem gastar nesta temporada:
- um terço dos consumidores no Brasil prefere fazer compras no verão;
- cuidados com o corpo estão no topo da lista de compras;
- 61% do público considera a moda do verão mais confortável de vestir;
- e 40% dos brasileiros certamente farão alguma viagem nesta época do ano.
Acompanhe mais detalhes sobre o assunto logo a seguir.
Os gastos de verão dos brasileiros
Dois a cada três consumidores afirmam gastar mais no verão que no restante do ano. Isso está relacionado principalmente ao fato de ser a época em que os brasileiros tiram férias e viajam. Aliás, como destaca a pesquisa “Verão 2024/2025”, 56% dos entrevistados viajam nesta estação porque é quando costumam tirar férias. E os mesmos 56% preferem ter esse período de descanso durante a temporada veranil.
Mas outros gastos também estão fortemente ligados à estação mais quente do ano. As ofertas e promoções da época, por exemplo, são um impulso para as compras de 41% dos consumidores. As compras de Natal e o fator 13º salário ainda fazem os brasileiros gastarem mais.
Para os pais, outro gasto comum dessa época envolve a compra de materiais escolares para a volta às aulas. Em 2024, a Fecomércio SC aponta que os catarinenses gastaram quase R$ 160, em média, por loja.
Além disso, o início do ano é um período de muitos planos para os brasileiros. O momento é especialmente propício para a compra de materiais esportivos e cursos entre aqueles que decidiram cuidar mais da saúde física ou aprender novas habilidades. Inclusive, 18% dos entrevistados pelo Opinion Box têm planos de comprar acessórios para esportes e academia neste verão.
Veja os preparativos para a ceia e a viagem de Ano Novo.
O que os brasileiros pretendem comprar no verão 2024/2025?
O verão é um período em que a brasilidade aflora com maior força. Isso pode ser visto, por exemplo, no vestuário. De um modo geral, sete em cada dez brasileiros preferem vestir-se nos meses mais quentes do ano por considerarem, principalmente, o conforto que a moda dessa época proporciona.
Não surpreende, então, que sete dos dez itens mais desejados pelos brasileiros para o verão sejam itens de vestuário.
Produtos que os consumidores procuram no verão 2024/2025:
- Protetor solar: 55%
- Chinelos e sandálias: 44%
- Bermudas e shorts: 41%
- Camisetas, camisas e tops: 37%
- Biquínis e maiôs: 35%
- Vestidos: 29%
- Roupas esportivas: 26%
- Sungas e shorts de banho: 21%
- Bronzeador: 21%
- Toalhas e cangas: 21%
Depois, temos outros itens associados à prática de exercícios e ao cuidado com o corpo, como os calçados esportivos e acessórios para esportes ou academia.
Outro destaque da estação são os produtos relacionados a beleza, higiene e bem-estar. Isso porque 47% dos brasileiros afirmam prestar mais atenção nessa área durante a estação mais quente do ano.
Veja 4 tendências de consumo que afetarão sua marca em 2025.
Turismo de verão nos planos
Como vimos acima, viajar é um dos pontos altos do verão para grande parte dos brasileiros. Tanto que oito em cada dez entrevistados pelo Opinion Box dizem ter o hábito de mudar de cenário na temporada e, para este verão 2024/2025, 40% com certeza viajarão, enquanto outros 20% têm grandes chances de fazer isso.
Devido ao elevado calor que faz no Brasil, os destinos de praia, cachoeira e piscina são os mais procurados entre os meses de dezembro e março. Mas atrações culturais e o campo também aparecem entre os planos dos viajantes.
Destinos mais procurados para o verão 2024/2025:
- Praias: 79%
- Descanso: 50%
- Cachoeiras: 35%
- Resorts: 35%
- Cidades pequenas: 23%
- Trilhas e caminhadas: 20%
- Entretenimento para crianças: 18%
- Cidades grandes: 17%
- Museus, história e arte: 15%
- Montanhas: 13%
- Esportes radicais: 10%
A maioria absoluta do público (89%) pretende viajar dentro do próprio Brasil, até porque as viagens costumam ser feitas em família, o que traz um gasto considerável. Enquanto 31% dos respondentes da pesquisa demonstraram a intenção de ficar no estado de residência, outros 58% estão dispostos a ir um pouco além.
Quer saber agora como seu negócio pode impulsionar as compras dos brasileiros no verão? O levantamento do Opinion Box ressalta um fato interessante nesse sentido: 50% dos consumidores consideram que a publicidade nesta época do ano dá mais vontade de comprar. Então, aproveite para anunciar na maior agregadora de audiência em Santa Catarina.