3 grandes lições dos Panoramas de Marketing e Vendas 2024

25/06/2024

Marketing

3 grandes lições dos Panoramas de Marketing e Vendas 2024

Sua empresa bateu as metas de marketing e vendas em 2023? Em caso afirmativo, considere-se uma exceção.

De acordo com um levantamento recente da RD Station, a maioria dos negócios brasileiros não atingiu as metas do ano passado. Mesmo assim, grande parte dos entrevistados espera alcançar objetivos ainda maiores em 2024.

Veja no conteúdo a seguir três grandes lições que vão ajudar você nessa busca.

Destaques dos Panoramas de Marketing e Vendas 2024:

Acompanhe agora a análise completa do Negócios SC.

Lição 1: crescimento exige investimento em marketing

Os dados presentes nos Panoramas de Marketing e Vendas 2024, da RD Station, refletem a dificuldade em alcançar os resultados esperados.

No marketing, 76% das empresas B2B e 73% das empresas B2C não conseguiram bater as metas em 2023. A média entre elas ficou em 75%.

Enquanto isso, nas vendas, 73% dos negócios B2B e 77% dos B2C também ficaram longe dos objetivos estipulados. Na média, o resultado foi de 74%.

Esse não foi um caso isolado. O percentual de empresas que não alcançaram as metas de marketing manteve-se igual ao de 2022. Já a proporção daquelas que ficaram aquém nas vendas subiu três pontos percentuais entre 2022 e 2023.

No entanto, 91% dos entrevistados têm desafios de crescimento ainda maiores em 2024. Para que isso aconteça, o próprio levantamento orienta: “as expectativas de crescimento precisam ser transformadas em ações para que a evolução aconteça de fato”.

É preciso investimento para alcançar os resultados. Boa parte das empresas brasileiras, felizmente, perceberam isso. Quase metade delas (49%) decidiram investir mais em marketing neste ano. Outras 37% investirão a mesma quantia e apenas 14% cortarão o orçamento da área. A prioridade é gerar mais demanda de vendas, mas aumentar o reconhecimento da marca é outro objetivo importante para os negócios em 2024.

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Três em cada quatro empresas têm dificuldade em bater metas. (Foto via Freepik)

Lição 2: a necessária conexão entre marketing e vendas

Uma das causas para tantas empresas não baterem as metas está na falta de integração entre marketing e vendas. Como indica a RD Station, apenas 15% dos negócios têm esses dois setores bem integrados entre si.

Avaliação da integração entre marketing e vendas:

Um sintoma dessa falta de conexão é que quatro em cada dez times de marketing não acompanham os motivos da perda de leads em fase de negociação. O mesmo número de equipes de vendas não usa o histórico dos leads ao realizar a abordagem.

Não é só uma questão de fazer reuniões. O levantamento mostra que 67% dos entrevistados já se reúnem. Uma conexão verdadeira entre marketing e vendas precisa é de processos e ferramentas que facilitem a integração no dia a dia.

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Lição 3: processos bem estruturados fazem a diferença

Especificamente no caso do e-commerce, 77% das equipes acreditam que bons resultados dependem de um processo bem estruturado. Mas a realidade dos negócios é outra:

Não à toa, somente 25% das empresas de e-commerce bateram as metas de vendas em 2023.

Outro detalhe que chama a atenção é o fato de que 36% dos times de marketing sequer têm metas definidas para 2024. Como planejar as ações dessa forma?

Essa é uma lição que já havíamos frisado no e-book “10 erros que fazem sua empresa perder dinheiro”. Não saber quem é de fato seu cliente e não ter processos bem definidos custa caro para o negócio.

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As lições dos Panoramas de Marketing e Vendas 2024

Aqui está um resumo do que aprendemos com o levantamento da RD Station.

Qual tem sido o resultado dos times de marketing e vendas no Brasil?

Em 2023, 75% das metas de marketing e 74% das metas de vendas não foram batidas pelas empresas brasileiras. Não houve qualquer melhora em relação a 2022. Isso deve ligar o sinal de alerta nos negócios.

Quais são as possíveis causas para essa dificuldade em bater as metas?

Os dados sugerem um problema estrutural. Falta alinhamento de processos e ferramentas entre as equipes de marketing e vendas, assim como faltam processos bem estruturados nas empresas como um todo.

Que lições podemos tirar para ter melhores resultados?

Aumentar o investimento em marketing, integrar os times de marketing e vendas, e estruturar melhor os processos básicos da empresa.

Baixe agora o e-book “10 erros que fazem sua empresa perder dinheiro” e tire suas dúvidas.

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