5 dados que provam a força da rádio em Santa Catarina

24/05/2024

Comunicação

5 dados que provam a força da rádio em Santa Catarina

Para 76% dos ouvintes da rádio, o meio tem se modernizado em conteúdos e formatos, de acordo com uma pesquisa da Kantar IBOPE Media. Isso se reflete no interesse renovado do público, que se mantém fiel à radiodifusão no Brasil.

Um bom exemplo disso está nos dados que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) apresentou recentemente. Os números provam, outra vez, a força da rádio em Santa Catarina.

Veja os destaques apresentados no ACAERT Next:

Se você gosta de dados, este conteúdo é um prato cheio, pois há muitas outras informações relevantes à sua espera. Acompanhe!

5 dados que provam a força da rádio em Santa Catarina

Os dados a seguir foram apresentados durante o 19° Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, o ACAERT Next. Além da divulgação de pesquisas que confirmam a importância da rádio para ouvintes e anunciantes, o evento celebrou os profissionais e veículos que se destacaram na 12ª edição do Prêmio ACAERT/ Microfone de Ouro. Ao todo, a NSC recebeu seis estatuetas:

O resultado atesta o trabalho de qualidade da NSC, o maior ecossistema de comunicação do Estado. Agora, falando especificamente da rádio em Santa Catarina, saiba o que dizem as pesquisas.

1) Rádio alcança 76% dos catarinenses

O levantamento realizado pelo Instituto IRP Rádios aponta que o meio alcança oito em cada dez catarinenses. Em apenas 14 dias, a rádio fala com 76% da população de Santa Catarina. Inclusive, o alcance é bem expressivo entre todas as faixas etárias analisadas.

Alcance da rádio em um mês:

Isso mostra como o meio é capaz de falar com diferentes públicos-alvo, adequando-se às mais variadas estratégias de comunicação das marcas.

Leia também: O impacto da publicidade na rádio para suas campanhas

No carro é onde 40% dos ouvintes consomem rádio em Santa Catarina. (Foto via Freepik)

2) Audiência o dia todo

Ao anunciar na rádio, é comum se perguntar: qual é o melhor horário? Mas a pesquisa divulgada no ACAERT Next mostra que qualquer hora é um bom momento para veicular seu anúncio, já que o horário nobre do meio tem duração de 11 horas.

Esse período vai das 8 horas da manhã até às 19 horas, já ao cair da noite. O tempo médio que cada ouvinte passa sintonizado é de 425 minutos por dia de segunda a sexta, cerca de 7 horas diárias. No sábado, esse número é ainda maior: 463 minutos.

Leia também: Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio

3) Perfil da audiência de rádio em Santa Catarina

A audiência de rádio no Estado mostra-se bastante qualificada. O meio alcança oito em cada dez consumidores com renda familiar acima de cinco salários mínimos, assim como 82% dos moradores de Santa Catarina com ensino superior.

As rádios da NSC ainda conseguem concentrar esse público de alto poder aquisitivo. A Itapema FM, por exemplo, tem três em cada quatro ouvintes nas classes A e B, de acordo com a Kantar IBOPE Media.

Leia também: Audiência da Itapema FM traz ótimos resultados para marcas

4) Conteúdo certo para atrair os ouvintes

A programação de rádio é variada, como é o caso da Atlântida no Estado. A emissora da NSC, além da música, traz muito conteúdo de entretenimento, moda, universo feminino, humor, esportes, tecnologia e outros temas de interesse do público. Tudo isso torna a rádio mais versátil e mais atraente para a audiência.

A pesquisa reflete essa diversidade de interesses do público. A música aparece como o conteúdo favorito para 66% dos ouvintes catarinenses, mas as notícias vêm logo em seguida, com 65%.

Leia também: 5 motivos para anunciar na Rádio Atlântida em Santa Catarina

5) Rádio é um meio de confiança dos catarinenses

Outro motivo para anunciar na rádio é a capacidade de agregar valor à marca por meio da confiança. Inclusive, esse é o meio de comunicação em que os catarinenses mais confiam, segundo os dados apresentados.

Como a rádio ajuda na divulgação da marca:

Leia também: 4 fatos que você precisa conhecer sobre a CBN Floripa

Resumo sobre o poder da rádio em Santa Catarina

Qual é o alcance da rádio no Estado?

A rádio impacta 76% dos catarinenses em um período de apenas 14 dias, de acordo com o Instituto IRP Rádios. São pessoas de todas as idades, com alto poder aquisitivo e diferentes perfis de interesse.

Quanto tempo os catarinenses ouvem rádio por dia?

A pesquisa indica que a audiência da rádio no Estado passa, em média, mais de sete horas diárias ouvindo suas emissoras favoritas.

Por que anunciar na rádio em Santa Catarina?

Além do amplo alcance de público, esse é um meio de confiança dos catarinenses, o que chancela a comunicação das marcas anunciantes. Isso gera melhores resultados para os negócios.

Baixe o guia One Stop Shop NSC e conheça melhor o ecossistema de rádio da NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui