5 prioridades dos líderes de marketing em 2025

18/12/2024

Marketing

5 prioridades dos líderes de marketing em 2025

Os líderes de marketing têm um grande desafio pela frente: entregar melhores resultados com os mesmos orçamentos à disposição. De acordo com o CMO Barometer, apenas 37% das lideranças na Europa esperam aumentar os investimentos do setor em 2025. Já para a América Latina, a Intelligenzia traz um índice de 38%. Saiba então no que focar seu orçamento para alcançar os objetivos do negócio.

Temas prioritários para o marketing em 2025: 

Acompanhe a explicação a seguir e descubra como esses temas estão diretamente conectados.

Conheça as prioridades dos líderes de marketing em 2025

1) Mudar a cara do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a tática mais utilizada na comunicação das empresas, segundo o “Status do Marketing B2B na América Latina 2025”, da Intelligenzia. Três em cada quatro profissionais entrevistados executam ações nesse sentido.

Mas há um obstáculo para os líderes de marketing terem melhores resultados com isso. A “fadiga de conteúdo” é uma das principais tendências para 2025, como destaca a Kantar IBOPE Media. Tanto que o percentual de público que presta atenção em anúncios nas redes sociais caiu de 43% em 2023 para 31% em 2024.

É preciso sacudir o marketing e tirar a produção do modo automático. Até porque os consumidores não pararam de consumir conteúdo, eles só não têm mais disposição para ver mais do mesmo. Daí a importância de investir em novos formatos, conteúdos mais aprofundados e também mais bem conectados com a jornada de consumo.

A fadiga de conteúdo é real? O que sua marca pode fazer?

2) Entender o papel da IA no marketing

Produzir bom conteúdo leva tempo. Portanto, os líderes de marketing precisarão encontrar formas de otimizar outras tarefas para suas equipes se dedicarem mais às funções estratégicas e criativas.

Aí entra a inteligência artificial. Não à toa, a IA — e a automação que ela permite — aparece como a pauta mais importante do marketing em 2025 para 48% dos entrevistados no CMO Barometer, da Serviceplan.

O desafio está em integrar a inteligência artificial aos processos de marketing sem tornar a comunicação da marca algo mecânico. Para isso, o toque humano ainda será indispensável. A IA é ótima para gerar ideias, mostrar novas possibilidades para o conteúdo e até melhorar os textos, mas é a criatividade e a sensibilidade dos profissionais que produz resultados únicos.

3) Entender melhor os clientes e suas necessidades

Somente 16% dos profissionais de marketing no Brasil têm dados de altíssima qualidade sobre o público-alvo, segundo a HubSpot. Então, como ter melhores resultados em 2025 sem conhecer seus consumidores? A resposta: é impossível.

O mercado exige lideranças estratégicas à frente do setor. Mas só isso não basta. Sem as ferramentas capazes de coletar, agrupar e apresentar dados para embasar a tomada de decisão, as empresas continuarão tendo dificuldade nessa área.

Outra prioridade para 2025 é desenvolver profissionais capazes de analisar e interpretar dados. Não são apenas as lideranças que têm essa tarefa. Ela deve fazer parte da cultura da marca.

Aprenda com as marcas no Brasil mais preparadas para o futuro.

4) Buscar parcerias criativas e proativas

Como ressalta a Serviceplan, os líderes de marketing procuram nas agências de publicidade não só a habilidade de seguir briefings à risca.

Expectativas para 2025:

Podemos estender essa expectativa para todas as parcerias de marketing. Afinal, para furar a bolha da atenção, somente apresentando algo diferente.

É por isso que a NSC é uma parceira de mídia tão valiosa. A capacidade de criar estratégias personalizadas, aproveitando-se do maior hub de comunicação em Santa Catarina e de dezenas de formatos à disposição, traz resultados expressivos para os anunciantes.

5) Gerar mais leads qualificados

Os líderes de marketing em 2025 ainda estarão de olho na qualidade dos resultados, e não só em aumentar os números.

Uma prova disso está no levantamento da Intelligenzia. O principal objetivo para o ano é gerar mais leads em qualidade, apontado por 76% dos profissionais entrevistados. Enquanto isso, gerar mais leads em volume foi mencionado por apenas 30% dos respondentes.

Assim, percebemos como esses temas estão conectados entre si na busca por melhores resultados. O crescimento dos negócios passa pela atração de leads qualificados, o que depende de uma estratégia de comunicação diferenciada e baseada em dados, que ganha o impulso de parcerias criativas e da inteligência artificial.

Experimente agora a ferramenta da NSC que vai ajudar sua empresa a vender mais, lançar algo novo ou fortalecer a marca. Ela permite encontrar as mídias mais indicadas para alcançar seus objetivos dentro do orçamento disponível. Aproveite!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui