O investimento global em mídia deve crescer 4,2% em 2025, de acordo com a previsão da dentsu. O valor então deve chegar a 785,9 bilhões de dólares no mundo todo e 17,4 bilhões de dólares somente no Brasil. Daí a importância de acompanhar as principais tendências de mídia para que o retorno também cresça.
Veja as tendências de mídia em destaque:
- seis em cada dez buscas no Google não geram cliques nos links;
- as marcas e agências precisam criar conteúdos nativos para as plataformas;
- o investimento em TV Conectada pode chegar a 50% do total da comunicação;
- enquanto isso, a retail media deve crescer 23,5% em 2025.
Acompanhe os dados completos a seguir!
5 tendências de mídia para 2025
1) Inteligência artificial
É impossível fazer uma lista de tendências de mídia sem destacar o papel da inteligência artificial. Quase metade dos líderes do setor entrevistados pela Kantar IBOPE Media no estudo “As competências que moldarão o ecossistema de mídia de amanhã” já relatam um impacto significativo com a IA. Logo, três em cada quatro lideranças consideram que as habilidades com essa tecnologia serão essenciais para os novos profissionais da área.
A inteligência artificial está presente de diferentes formas na mídia e na criação de campanhas. Em tarefas simples e rotineiras, como a geração de textos descritivos para imagens ou a transcrição de falas, ela oferece economia de tempo. Mas também há um lado estratégico da IA que vem ganhando espaço no mercado.
A ferramenta Pixis, por exemplo, trabalha com uma análise preditiva dos anúncios. Já a plataforma Abby conversa com os profissionais para ajudar na geração e gerenciamento das campanhas. Enquanto isso, o Simulador de Campanha da NSC é um assistente inteligente para a criação de planos de mídia em Santa Catarina.
4 impactos da IA generativa para agências de publicidade.

A mídia se torna ainda mais orientada por dados com a ajuda da IA. (Imagem via Freepik)
2) Um mundo sem cliques
Os ambientes digitais estão se tornando espaços cada vez mais autocontidos. Uma análise da SparkToro mostra nesse sentido que cerca de 60% das buscas no Google em 2024 sequer geram cliques nos resultados. As plataformas de redes sociais também trabalham para que os usuários não saiam dali, reduzindo o alcance de links externos nas postagens.
Esse é um desafio e tanto para o planejamento da comunicação, como ressalta o relatório de tendências de mídia para 2025 da dentsu. Os profissionais do setor terão de tirar o maior proveito de cada ambiente em si mesmo.
A dentsu recomenda, então, que o conteúdo seja facilmente descoberto e que a mensagem da marca seja consistente entre cada um desses pontos de contato. Mais ainda, o conteúdo precisa ser interessante e entregar uma mensagem completa de modo nativo. Isso exige bastante conhecimento das especificidades de cada plataforma.
Globo fortalece parceria com marcas na produção de conteúdo.
3) A força dos nichos de público
Não são apenas as plataformas que estão se concentrando. Pessoas do mundo todo também estão se agrupando em comunidades voltadas a interesses específicos. Exemplos como o dos swifties (fãs de Taylor Swift) e dos kpoppers (fãs de pop sul-coreano) mostram que esses grupos podem ditar os rumos do consumo, das marcas e até da política.
Então, como falar com esses públicos dentro de plataformas autocentradas? A resposta está no marketing de influência. Os influenciadores dentro desses nichos podem traduzir a mensagem da marca, mas isso exige certa autonomia criativa dos produtores de conteúdo.
Nunca mais erre na segmentação de campanhas de publicidade.
4) TV conectada
Esta é uma das principais tendências de mídia para 2025. Ela se alinha com o segundo item da lista porque entrega o anúncio onde o consumidor está e ainda reduz a distância na jornada de compra.
Em até cinco anos, a Comscore prevê que a TV conectada, ou CTV, representará entre 25% e 50% do investimento publicitário nos meios de comunicação. Metade dos brasileiros conectados já consomem conteúdo nesses dispositivos.
Para a mídia, a TV conectada também traz novos formatos de anúncios, dados mais precisos sobre a audiência e, consequentemente, uma publicidade mais eficiente.
Por que o consumo de TV Conectada é bom para sua marca?
5) Retail media
A retail media continuará sendo tendência em 2025. A Amazon, que domina esse mercado, é prova disso. Só no primeiro semestre de 2024, a gigante do e-commerce faturou mais de 24,5 bilhões de dólares com publicidade na plataforma, um crescimento de 21,8% em relação ao mesmo período de 2023.
Já em 2025, a eMarketer projeta um crescimento mundial de retail media na casa dos 23,5%. Esse mercado então deve chegar a 67,3 bilhões de dólares globalmente.
O crescimento do próprio e-commerce é uma das razões por trás dessa tendência. Outra é a necessidade de posicionar os produtos mais perto da intenção de compra. Para completar, ela satisfaz a procura de muitos profissionais por uma mensuração mais precisa de mídia.
As competências mais valorizadas em um profissional de mídia.
Resumo das tendências de mídia para 2025
Qual é a previsão de orçamento de mídia para 2025?
De acordo com a dentsu, o valor deve crescer 4,2% no ano, chegando a um total de 785,9 bilhões de dólares no mundo todo.
Quais áreas da mídia devem ter o investimento ampliado?
Duas tendências fortes para o investimento em mídia no ano de 2025 são a TV Conectada e a retail media, que encurtam a jornada de compra do consumidor.
E que outras tendências de mídia estão em destaque?
O uso da inteligência artificial é uma das principais transformações da área. Mas os profissionais também precisam ficar de olho no consumo de conteúdo sem cliques e na conexão com públicos de nicho por meio de influenciadores.
Experimente agora a ferramenta gratuita da NSC que vai otimizar seu planejamento de mídia.