7 dicas para criar campanhas de marketing em menos tempo

06/01/2025

Marketing

7 dicas para criar campanhas de marketing em menos tempo

Quanto tempo sua equipe leva para criar uma campanha de marketing, desde a elaboração do briefing até a produção dos materiais? De acordo com um levantamento do Instituto QualiBest, em parceria com a Godiva Propaganda e com o Mundo do Marketing, as marcas do varejo brasileiro precisam, em média, de 25 dias para ativar as campanhas. Mas, com as dicas a seguir, você descobrirá como fazer tudo mais rápido.

O que precisa para fazer campanhas em menos tempo?

Saiba mais adiante!

Como criar campanhas de marketing em menos tempo?

1) Mantenha sua marca no radar

Muitas campanhas de marketing de sucesso escondem um segredo simples: elas não fazem mágica sozinhas e, na verdade, são o resultado de um trabalho contínuo.

Estudos mostram que o retorno da publicidade é maior quando a marca tem uma estratégia de marketing de longo prazo. Isso mantém o público pensando nela nos momentos de decisão de compra.

Então, a primeira dica é mudar a postura do negócio em relação à presença na mídia. Em vez de planejar campanhas pontuais, limitadas às datas mais importantes do ano, considere intercalar campanhas promocionais com institucionais. Assim, estará sempre fortalecendo a lembrança do consumidor.

Essa postura não vai necessariamente acelerar o processo de criação de campanhas, mas vai ajudar você a atingir mais rápido os objetivos com cada ação e ter um maior retorno no geral.

Como a atenção do público determina o sucesso da sua marca?

2) Elabore um calendário de ações e objetivos

Além dessa presença contínua na mídia, é importante antecipar as campanhas para os períodos de maior estímulo às vendas. No entanto, o estudo “Gestão de Marketing no Varejo”, do Instituto QualiBest, revela que 28% das empresas do varejo no Brasil não têm um calendário de ações bem definido.

Fazer esse planejamento antecipadamente permitirá uma melhor organização do fluxo de trabalho ao longo do ano. Isso evitará que duas ou mais campanhas importantes entrem em produção ao mesmo tempo, aumentando o tempo de produção delas.

Nesse sentido, ainda vale lembrar que o calendário da marca é composto também por datas próprias, como o aniversário da empresa, lançamentos de novos produtos ou serviços e afins.

Como aumentar o ROI do marketing no seu negócio?

3) Divida as tarefas com parceiros especializados

Uma tendência de marketing relevante é a busca por parcerias estratégicas na comunicação das marcas. Não só isso, há uma procura específica por parceiros proativos e que sejam capazes de pensar fora da caixa, como aponta o CMO Barometer, da Serviceplan.

O marketing de sucesso hoje demanda competências complexas e interligadas, algo difícil de alcançar em meio a uma equipe reduzida, como é o caso de muitas empresas. Daí a importância de contar com parceiros especializados, a exemplo do Estúdio NSC Branded Content. A NSC conta com profissionais focados no planejamento, na criação e na distribuição de conteúdos das marcas para impulsioná-las na internet e fora dela, graças à experiência como o maior hub de comunicação do Estado.

Impulsione sua estratégia de marketing de conteúdo com a NSC.

4) Adote um modelo ágil para criar campanhas de marketing

Uma forma de organizar melhor o fluxo de trabalho está no método Kanban. Essa abordagem permite visualizar melhor, por meio de quadros e colunas, as atividades envolvidas na criação de campanhas de marketing. Assim, é possível entender melhor onde estão os gargalos na produção, quais tarefas exigem mais ou menos tempo e como agilizar gradualmente os processos da equipe.

Aprenda o que é o Método Kanban e como ajuda seu negócio.

5) Faça testes em tempo real

Economize tempo na criação de campanhas futuras aplicando os aprendizados de experimentos passados. Ou seja, se sua equipe não é adepta dos testes A/B, esta é uma boa hora para começar a usá-los.

Ter uma postura analítica é essencial para o marketing de sucesso. Isso ajudará não só a alcançar melhores resultados, como direcionará melhor as campanhas para aquilo que realmente funciona e tornará o processo de criação mais certeiro, portanto, mais rápido.

TV ou rede social: qual é melhor para capturar a atenção na mídia?

6) Use ferramentas colaborativas

Criar campanhas de marketing envolve uma série de etapas e pessoas. Por causa disso, muitas vezes perde-se mais tempo nos intervalos, nas esperas, que na execução propriamente dita.

Uma solução para esse problema é usar ferramentas colaborativas no marketing. Opções como o Slack, a Asana ou o Trello são capazes de aumentar a produtividade do marketing, integrar diferentes colaboradores em tempo real e até automatizar tarefas.

Sete ferramentas de IA para usar em agências de publicidade.

7) Experimente o Simulador de Campanhas da NSC

Falando em ferramentas de marketing, a tecnologia também auxilia outra parte fundamental da sua estratégia: a segmentação de campanhas

Um bom exemplo disso é o Simulador de Campanhas da NSC. A ferramenta conta com o poder da inteligência artificial para entregar — em segundos! — uma sugestão de planejamento de mídia customizada para seu negócio. O resultado é baseado em campanhas de marketing que deram certo e ajustado ao seu objetivo, orçamento e segmento de atuação.

Use gratuitamente o Simulador de Campanhas da NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui