Novos dados da Kantar IBOPE Media reforçam a importância do investimento em mídia pelas marcas. A publicidade, como veremos, influencia a decisão de compra dos consumidores brasileiros. Essa presença na vida do público gera relevância para o negócio e, consequentemente, melhores resultados.
Saiba como a publicidade impulsiona sua marca:
- nove em cada dez consumidores prestam atenção à publicidade;
- seis em dez usam algum meio como fonte para a decisão de compra;
- sete em dez gostam de ver propagandas específicas para suas necessidades;
- oito em dez já escanearam algum QR Code na propaganda.
Outros dados a respeito e a análise completa você pode ver a seguir. Aproveite! No fim, ainda mostraremos uma ferramenta inteligente para otimizar seu investimento em mídia.
O impacto da publicidade na decisão de compra
Como aponta a Kantar IBOPE Media na 41ª edição do Data Stories, 96% dos brasileiros prestam atenção à publicidade em algum meio. Mas não é só isso. Uma pesquisa da Offerwise para a Globo destaca o fato de que 77% do público nacional já se interessou por produtos ou serviços que viu em propagandas.
O interesse leva à decisão de compra, segundo os dados da Kantar IBOPE Media. Tanto que seis em cada dez entrevistados afirmam ter algum meio como fonte para decidir o que comprar. Mais precisamente, 38% dos consumidores dizem que a publicidade influencia diretamente as decisões de compras.
A atenção que o público dá aos meios de comunicação e, por consequência, às propagandas é determinante para o sucesso das marcas. Quanto maior a capacidade de um anúncio reter essa atenção, melhores os resultados da publicidade.
Um estudo de Teads e Lumen já apontou que a consideração de compra cresce 27 pontos percentuais quando o tempo de visualização do anúncio sobe de um segundo para dez segundos.
A evolução dos meios ainda tem encurtado cada vez mais a distância entre a atenção e a ação desejada. Os QR Codes em anúncios de televisão são prova disso. Como ressalta a Offerwise, 81% dos consumidores já apontaram a câmera do celular para escanear algum código do tipo.
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O investimento em mídia aumenta a consideração de compra do público. (Foto via Freepik)
Contexto é essencial para os resultados da empresa na publicidade
O que faz um anúncio se destacar? Em primeiro lugar, é preciso escolher os meios e veículos certos para a comunicação da marca.
Ao anunciar na internet, por exemplo, considere que 59% dos consumidores prestam mais atenção aos anúncios em sites em que confiam, segundo o Data Stories. Além disso, a Offerwise traz outros dados interessantes a respeito:
- 75% do público presta mais atenção a propagandas que são de produtos ou serviços que combinam com o estilo de vida individual.
- 71% gostam de ver propagandas específicas para as necessidades pessoais.
- 64% prestam mais atenção a propagandas relacionadas a produtos ou serviços que façam sentido com o conteúdo assistido no momento.
O contexto gera relevância. A relevância amplia o interesse. E o interesse leva a melhores resultados com a publicidade da marca.
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Os segredos das campanhas de sucesso
O contexto é um dos segredos das campanhas de sucesso. Mas o que mais pode ajudar sua empresa a ter mais retorno na publicidade?
Do ponto de vista técnico, frequência e constância dos anúncios, assim como uma boa segmentação, são fundamentais para ter uma campanha bem-sucedida.
Já sob o aspecto criativo dos anúncios, a Kantar internacional sugere cinco elementos de campanhas de sucesso. Vale destacar:
- coragem para abordar causas relevantes;
- emoção, como exageros, dramas e pequenas tragédias bem-humoradas;
- sinceridade na representação do público-alvo;
- consistência da mensagem, sem ser repetitiva para o consumidor;
- humor é outro recurso que chama a atenção.
Isso quer dizer que criar uma campanha de sucesso é um misto de ciência e arte. Ela requer uma habilidade analítica e um planejamento de mídia cuidadoso, enquanto se baseia na capacidade de contar narrativas envolventes.
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Saiba como impulsionar sua marca
Tire suas dúvidas com as principais respostas que apresentamos neste conteúdo.
Por que o investimento em mídia é importante para seu negócio?
Os dados da Kantar IBOPE Media mostram que a maioria dos consumidores está atenta à publicidade. Mais ainda, os anúncios têm uma influência direta na decisão de compra para uma parcela considerável do público.
Como aumentar o impacto da publicidade?
O contexto em que os anúncios aparecem é determinante para o sucesso da campanha. Para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo e fazer um bom planejamento de mídia para alcançá-lo.
O que mais é importante para o sucesso da campanha?
A capacidade de contar histórias envolventes é um diferencial. A Kantar sugere cinco elementos de storytelling para usar nas suas campanhas: coragem, emoção, sinceridade, consistência e humor.
Para finalizar, aqui está uma dica imperdível para otimizar sua estratégia de mídia. O Simulador de Campanha da NSC é uma ferramenta com inteligência artificial que oferece sugestões personalizadas para sua marca anunciar. Gostou da ideia? Experimente agora esta solução.