Todos os dias, milhões de brasileiros acessam sites de notícias para ficarem bem informados. De acordo com o Opinion Box, 69% dos internautas no País têm esse hábito diário. Então, que tal aproveitar esse costume para conectar sua marca por meio de anúncios?
Saiba como os anúncios em sites de notícias podem ajudar:
- 96% dos brasileiros conectados consomem notícias on-line;
- quatro em cada dez descobrem marcas, produtos e serviços por anúncios;
- portais de notícias lideram a confiança do público nacional;
- formatos de anúncios não invasivos têm maiores chances de sucesso.
Acompanhe a explicação e veja também como o NSC Total é capaz de trazer melhores resultados para sua comunicação.
Anúncios em sites de notícias oferecem visibilidade e confiança
O Brasil tem mais de 126 milhões de pessoas que consomem conteúdos jornalísticos on-line, segundo a Comscore. Inclusive, os brasileiros são o público mais interessado por notícias na América Latina.
Além disso, temos o fato de que 40,9% dos indivíduos conectados no País costumam descobrir novas marcas, produtos e serviços por meio de anúncios em sites. Esse dado do relatório “Digital Brazil: 2024” coloca os anúncios à frente até mesmo das redes sociais, com 36,9%.
Ou seja, anúncios em sites de notícias são uma grande vitrine para as marcas, conectando-as diretamente com os consumidores.
Mas não se trata apenas de uma questão de visibilidade para o negócio. Como se diz, o meio é a mensagem — e esse meio traz uma mensagem de confiança, o que agrega valor à comunicação.
O relatório “Canais de Mídia”, do Opinion Box, mostra que os portais de notícias on-line são o meio que os brasileiros consideram mais confiável na busca por informação. Ainda mais quando se trata de um portal como o NSC Total, que oferece um ambiente seguro para as marcas, livre de desinformação e sensacionalismo, os anúncios têm um forte respaldo para alcançarem os objetivos do negócio.
Leia também: Portais de notícias e televisão lideram confiança na mídia

Sete em cada dez internautas leem notícias on-line diariamente. (Foto via Freepik)
A experiência de leitura em sites de notícias importa
Uma pesquisa realizada pela Teads em parceria com a CNN Brasil, com base na metodologia Nielsen, reforça o papel da credibilidade na escolha dos sites de notícias. Esse é o fator mais importante para 53% dos brasileiros, seguido pela qualidade dos textos e das informações, com 39%. Quanto maior a faixa etária, por sinal, maior o peso da credibilidade.
O levantamento ainda destaca o comprometimento dos brasileiros no consumo de notícias. O público no País passa até duas horas por dia lendo esse tipo de conteúdo.
A exposição a anúncios, portanto, é inevitável. Os leitores chegam a reconhecer que a propaganda é uma parte vital da sustentação dos sites de notícias. O que eles não querem é ter a experiência de leitura interrompida pela publicidade.
“Os consumidores preferem anúncios que se encaixem facilmente naquilo que estão lendo. Isso significa que a propaganda deve se mesclar com o conteúdo da notícia, tornando a experiência coesa e menos interruptiva”, explica Monika de Faria Lima Cerqueira, CO-MD da Teads no Brasil.
Isso quer dizer duas coisas para as marcas. Em primeiro lugar, ao fazer anúncios em sites de notícias, é preciso escolher os portais com o melhor equilíbrio entre o impacto da publicidade e a experiência de leitura. Há boas práticas internacionais que norteiam essa relação, para que uma má impressão com o anúncio não gere uma baixa avaliação da marca.
Outro ponto que vale ressaltar é a importância de investir em conteúdo patrocinado nesses portais. Dessa maneira, a mensagem da marca estará dentro da própria matéria, contribuindo para uma experiência mais imersiva do leitor.
Leia também: Impulsione seu conteúdo com o Estúdio NSC Branded Content
A relação do público com anúncios em sites de notícias
Os dados da Teads revelam certas particularidades de diferentes perfis de público na relação com anúncios em conteúdos jornalísticos.
Os leitores mais jovens, de 16 a 22 anos, têm a maior receptividade a anúncios. Já a faixa etária entre 43 e 58 anos apresenta uma necessidade maior de uma publicidade não invasiva e que esteja alinhada com seus valores.
Mulheres também diferenciam-se do público masculino na medida em que se engajam mais profundamente com o conteúdo. Homens tendem a fixar a atenção quando algo salta aos olhos.
Daí a necessidade de segmentar bem os anúncios em sites de notícias. Falar com o público certo otimiza o investimento e atrai mais o interesse dos consumidores. O NSC Total, por exemplo, permite segmentar suas campanhas por perfil sociodemográfico, localização, interesse de compra e retargeting.
Leia também: 10 formatos de anúncio no NSC Total para destacar sua marca
Tire suas dúvidas sobre anunciar em portais de notícias
Como anúncios em sites de notícias ajudam sua marca?
Eles trazem mais visibilidade para seu negócio enquanto agregam valor à comunicação do anunciante devido à confiança do público.
O que os brasileiros priorizam ao escolher um portal de notícias?
A credibilidade do veículo vem em primeiro lugar. Mas a qualidade do conteúdo e uma experiência não invasiva de publicidade também são importantes.
Como ter sucesso com anúncios em sites de notícias?
Escolher uma plataforma que ofereça formatos de anúncios não invasivos ao leitor, investir em conteúdos patrocinados e fazer uma boa segmentação das campanhas devem ser considerados na sua estratégia digital.
Para saber mais sobre como anunciar nesse meio, baixe agora o guia do NSC Total com outras informações úteis para você.