Conheça as principais tendências das pesquisas no Google e SEO

30/12/2024

Comunicação

Conheça as principais tendências das pesquisas no Google e SEO

Uma das retrospectivas mais curiosas de acompanhar é a das pesquisas no Google durante  o ano, porque elas dizem muito sobre o comportamento do público. Afinal, é um hábito para a maioria dos brasileiros “googlar” as dúvidas e os interesses que surgem no dia a dia. A partir disso, podemos saber quais assuntos chamaram mais a atenção, como o público no Brasil se relaciona com a mídia e o que ele está tentando fazer.

Veja então as principais tendências das pesquisas no Google em 2024:

Além desses destaques do “Ano em Buscas”, aproveitamos para trazer algumas tendências de SEO que serão importantes em 2025. Acompanhe!

Esportes dominam as pesquisas no Google em 2024

As principais buscas no Google durante o ano revelam aquilo que as pessoas mais desejam consumir. Isso vale tanto para produtos quanto para conteúdo. E, se houve um assunto que os brasileiros adoraram pesquisar em 2024, foi o esporte. Ou, melhor, os esportes.

Dos cinco temas que dominaram as buscas do ano, quatro deles estiveram ligados à cobertura esportiva. Inclusive, três deles tiveram a transmissão pela Globo e pela NSC TV, como afiliada em Santa Catarina.

Buscas do ano de 2024 no Google:

  1. Eurocopa
  2. Copa América
  3. Silvio Santos
  4. Olimpíadas
  5. Copa do Brasil

Mais ainda, o acontecimento do ano para os brasileiros esteve relacionado ao mundo esportivo: as Olimpíadas. Aqui no portal, desde janeiro anunciávamos o impacto que os Jogos Olímpicos de Paris teriam, uma vez que esse era o evento mais aguardado de 2024, como bem apontou uma pesquisa da Globo.

Além disso, a personalidade que recebeu mais pesquisas no Google em 2024 também foi uma atleta. Rebeca Andrade, a ginasta brasileira medalhista de ouro nas últimas Olimpíadas, desbancou figuras como Madonna no interesse público. Essa é mais uma prova de como o marketing esportivo pode impulsionar as marcas e engajar os consumidores.

Sete em cada dez brasileiros preferem ver esportes na TV aberta.

As plataformas de busca mais usadas pelos brasileiros

O Google pode ser o buscador mais usado no Brasil, mas outras plataformas são relevantes no contexto das buscas on-line. Isso é o que mostra o levantamento “State of Search Brasil 5”, da Hedgehog.

Canais de busca por texto mais usados no celular em 2024:

Essas pesquisas em dispositivos móveis são importantes para as marcas porque apenas 6% dos brasileiros conectados buscam exclusivamente pelo computador. Inclusive, 35% declaram pesquisar apenas pelo celular.

Depois, temos o fato de que as buscas on-line avançam a jornada de compra para grande parte dos consumidores. Nesse sentido, nove em cada dez internautas no Brasil revelam pesquisar produtos e serviços que viram em algum meio de comunicação. No caso específico do Google, seis em cada dez usuários brasileiros relatam procurar na ferramenta produtos para comprar.

Mas, vale ressaltar, o Instagram e o YouTube são outras duas plataformas importantes no País para as buscas de compras. Uma estratégia de marketing realmente antenada com o comportamento do consumidor precisa levar em conta esses canais.

5 tendências de mídia para 2025 que transformarão os negócios.

Tendências de SEO para 2025

Já que estamos falando de pesquisas on-line e estratégia para marcas, vale ficar de olho nas principais tendências de SEO para 2025. Por sinal, elas estão bastante interligadas, como indicaremos a seguir.

Inteligência artificial

Ferramentas como o ChatGPT ainda não representam uma séria ameaça às plataformas de busca mais tradicionais, como vimos pelos 10% de brasileiros conectados que pesquisam dessa forma. Um dos grandes desafios para a maior adoção da inteligência artificial enquanto motor de busca ainda é a precisão dos resultados. 

Mas também é preciso avaliar o papel da IA na produção de conteúdo. As ferramentas do tipo produzem materiais muito similares uns dos outros, o que vai contra as práticas de E-E-A-T (autoridade, expertise, experiência e confiança) prezadas pelo Google.

Originalidade

A capacidade de produzir conteúdos originais será determinante para o sucesso da sua estratégia de SEO em 2025. Cases de sucesso, pesquisas próprias e experiências pessoais são exemplos do que o Google procura para atender melhor às buscas on-line.

Foco na intenção

As palavras-chave já não têm o mesmo peso de antes para a otimização de conteúdos. A intenção do usuário, isso sim, é cada vez mais importante. Ou seja, é preciso entender a fundo as necessidades do seu público-alvo para trazer respostas na medida certa.

SEO técnico

Então, como os buscadores podem saber do que um conteúdo trata sem ser pelas palavras-chave visíveis? Há uma série de outros fatores que revelam a essência dele, isso torna o trabalho de um SEO técnico imprescindível na sua estratégia. Aquela otimização básica “on page” não será o suficiente para destacar seu negócio na internet.

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