Descubra 5 dados para entender o marketing B2B em 2025

22/01/2025

Marketing

Descubra 5 dados para entender o marketing B2B em 2025

Há um enorme potencial para a evolução do marketing B2B no Brasil. De acordo com o levantamento “O Status do Marketing B2B na América Latina 2025”, da Intelligenzia, apenas 20% dos profissionais entrevistados consideram suas respectivas empresas em um estágio maduro ou sofisticado de maturidade digital. Então, vale acompanhar os dados que trazemos adiante para ajudar nessa busca por melhorias no setor.

Destaques do Status do Marketing B2B 2025:

Saiba a seguir o que esses números representam para o mercado.

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

5 dados para entender o marketing B2B em 2025

1. Gerar leads de qualidade é o maior objetivo no marketing B2B

Quando perguntados sobre as prioridades para 2025, os profissionais do marketing business-to-business mostram uma grande preocupação em gerar mais leads em qualidade. Esse é o objetivo de três em cada quatro entrevistados, ou 76% do público. Diante dos 30% que elencaram entre as prioridades gerar mais leads em volume, a qualidade dos contatos que chegam às vendas, portanto, é muito mais valorizada.

Seis em cada dez marqueteiros ainda revelam o intuito de trabalhar a marca institucional. Esse é um objetivo acertado. Afinal, como aponta o relatório ROI Genome, da Analytic Partners, usar a comunicação para divulgar a marca tem um melhor desempenho em 80% das vezes. Isso em comparação com a divulgação de produtos e serviços.

Logo depois, com 57%, aparece o objetivo de dar visibilidade aos produtos ou serviços da empresa.

Tal sequência traz uma visão interessante — e potencialmente mais eficaz — para abordar as prioridades do marketing B2B em 2025.

Como se preparar para alcançar as metas de vendas em 2025.

2. Foco nas métricas de marketing que importam

Uma das provas de que o setor está evoluindo é o fato de que os profissionais se mostram cada vez mais ligados à possibilidade de as métricas enganarem. Por isso, assim como nas prioridades citadas acima, a qualidade dos leads gerados é considerada a principal métrica de sucesso por 78% do mercado.

O volume, por si só, representa pouco para a marca. É claro, gerar leads em uma quantidade necessária para a sustentação do negócio deve estar em pauta. Disso não se pode fugir e sete em cada dez entrevistados procuram também pelo maior número possível. Mas isso não pode ser dissociado do potencial de esses leads realmente serem convertidos.

As empresas B2B precisam de estratégias que atraiam leads qualificados, e não só completar uma métrica que terá pouco impacto no restante do funil de vendas.

Como o ICP ajuda a gerar leads qualificados no marketing B2B?

3. O marketing B2B no Brasil está amadurecendo

A boa notícia para o mercado é que o marketing B2B dá mostras de evoluir, como indicamos a partir dos dados anteriores. Por outro lado, isso significa que as empresas do setor precisarão trabalhar de maneira cada vez mais inteligente para não ficarem para trás.

Falando nisso, os entrevistados no estudo da Intelligenzia apontam os diferentes níveis de maturidade digital em que os negócios se encontram:

Estrategicamente, os profissionais também perceberam certa evolução. Mais de um terço deles (36%) relatou uma melhoria considerável em 2024, na comparação com 2023.

7 dicas para criar campanhas de marketing em menos tempo.

4. Eventos e geração de conteúdo têm os maiores orçamentos

Como os profissionais esperam gerar leads qualificados em 2025? Para isso, o “Status do Marketing B2B” mostra as táticas mais usadas: o marketing de conteúdo, a divulgação orgânica nas redes sociais e os eventos. Não à toa, os eventos e a geração de conteúdo aparecem nas primeiras posições em alocação de verbas para ações de comunicação.

O marketing de eventos em si não é uma tendência exclusiva do B2B. Mais da metade dos líderes ouvidos em uma pesquisa da AnyRoad afirmaram o intuito de aumentar os investimentos nessa direção até 2026. Enquanto isso, o conteúdo de qualidade é uma das principais apostas de mídia para superar o marasmo das marcas e atrair o público.

Impulsione seu conteúdo com o Estúdio NSC Branded Content.

5. O uso de ferramentas de marketing e vendas

O amadurecimento do marketing B2B no Brasil ainda passa pela adoção de ferramentas digitais que otimizem o trabalho no setor. Nesse sentido, a prática parece bastante difundida.

Apenas 17% dos entrevistados pela Intelligenzia não usam uma ferramenta de CRM. Um número um pouco maior, de 27%, diz não utilizar ferramentas de inbound marketing. E menos de 40% não aproveitam recursos de inteligência artificial generativa no dia a dia.

Por sinal, quer usar uma ferramenta gratuita para impulsionar seu planejamento de mídia? Aprenda agora como o Simulador de Campanha da NSC pode facilitar e aprimorar seu trabalho.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui