O Brasil tem mais de 101 milhões de trabalhadores ocupados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somando também os desempregados, a força de trabalho no País tem cerca de 109 milhões de pessoas em 2024. Desse total, quase 69% estão no LinkedIn, a rede social profissional.
Descubra então se vale a pena criar conteúdo no LinkedIn:
- 75 milhões de brasileiros estão na plataforma;
- o crescimento médio de usuários é próximo de 15% ao ano;
- para um quarto do público, é a principal ferramenta de busca de empregos;
- você pode ter melhores resultados ao postar no LinkedIn entre segunda e sexta.
Aproveite a explicação adiante para saber mais sobre o tema.
A importância de estar presente no LinkedIn
No começo do ano, o relatório “Digital Brazil: 2024”, de We Are Social e Meltwater, divulgou que o País tinha 68 milhões de usuários do LinkedIn. Isso representou um crescimento de 15,3% em relação ao ano anterior.
Em junho, o portal Meio e Mensagem informou que já eram 75 milhões de brasileiros no LinkedIn. O número faz do Brasil a terceira maior audiência da rede social da Microsoft, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia em número de usuários.
Apenas esse dado é motivo o suficiente para considerar a produção de conteúdo ali. Mas o que torna o LinkedIn tão interessante para os negócios é que ele permite humanizar a marca. Uma estratégia para a rede social profissional não deve considerar apenas o perfil oficial. Ela pode — e deve — incluir as principais figuras da empresa para criar e compartilhar informações relevantes.
Como destaca o Meio e Mensagem, conteúdos informativos têm o dobro de engajamento que outros tipos de publicação na rede.
Existe ainda outra forma como o LinkedIn conecta usuários e marcas: na busca de vagas de emprego. Essa é a principal atividade realizada na plataforma, considerando que 65% dos inscritos usam a rede para se candidatar em oportunidades anunciadas. Inclusive, 27% do público faz do LinkedIn a principal ferramenta de busca para essa finalidade.
Leia também: 10 ferramentas de redes sociais para facilitar sua vida

O número de usuários do LinkedIn no Brasil cresceu cerca de 15% anualmente. (Foto via Freepik)
O perfil de público que consome conteúdo na rede profissional
Cada vez mais trabalhadores percebem a importância do marketing pessoal. Como prova dessa afirmação, o número de perfis profissionais classificados como “linha de frente”, entre eles mecânicos, maquiadores, enfermeiros, garçons e garçonetes, aumentou 112%. Isso tem contribuído para diversificar o panorama dos usuários de LinkedIn no Brasil.
Nesse sentido, os dados do “Digital Brazil: 2024” mostram que o público brasileiro está distribuído quase igualmente entre homens (50,8%) e mulheres (49,2%).
Já em relação à idade, os mais jovens têm surpreendido. A Geração Z (1997 a 2009) é o grupo etário que mais cresce na plataforma e hoje representa 40% do total de usuários no País. Enquanto isso, a maior audiência ainda é a dos millennials (1980 a 1996), com 51% dos perfis. Para completar, a Geração X (1965 a 1979) responde por cerca dos 9% restantes.
O LinkedIn é reflexo de uma mudança nas próprias relações de trabalho. Os millennials e a Geração Z são fiéis aos próprios ideais e valores, colocando-os acima da lealdade às empresas. Por isso, não têm medo de procurar novas oportunidades. Mas essa postura exige uma autopromoção constante, que se manifesta na produção de conteúdo e no networking.
Leia também: Dicas de como usar o LinkedIn no marketing de conteúdo
Melhores horários para postar no LinkedIn
Quer mais um motivo para criar conteúdo para o LinkedIn? Entre as redes sociais, essa é a que tem o maior pico de horários com alto engajamento, segundo a Buffer. De segunda-feira a sexta-feira, das 9h até 17h, é possível ter ótimos resultados com as publicações.
Mas estes são os horários mais indicados para postar no LinkedIn:
- segunda-feira: 16h;
- terça-feira: 16h;
- quarta-feira: 14h;
- quinta-feira: 16h;
- sexta-feira: 13h.
Outras fontes, como a Oberlo e a Sprout Social, destacam o horário entre 10h e 12h como sendo bom para alavancar o engajamento no LinkedIn. Ambas as sugestões encaixam-se nos momentos em que os profissionais costumam fazer pausas no trabalho: final da manhã, retorno do almoço e final da tarde.
Leia também: Descubra qual é o melhor horário para postar no Instagram
Tire suas dúvidas sobre criar conteúdo no LinkedIn
Qual é o número de usuários do LinkedIn no Brasil?
O Meio e Mensagem informou que há 75 milhões de usuários do LinkedIn no Brasil em 2024. Isso representa cerca de 69% da força de trabalho no País.
Por que produzir conteúdo nessa rede social?
O LinkedIn é uma boa oportunidade para conectar seu negócio com um grande público e humanizar a comunicação da marca por meio das lideranças. Além disso, é uma ótima ferramenta para atrair novos colaboradores.
Quais são os melhores horários para postar no LinkedIn?
De acordo com a Buffer, qualquer horário comercial entre segunda e sexta é válido. Mas, como orientação geral, os momentos mais recomendados são perto do horário do almoço e no final da tarde, às 16h.
Quer saber mais sobre a produção de conteúdo para a internet? Baixe o guia de branded content da NSC e descubra ótimas oportunidades.