O brasileiro é um torcedor nato. Nem precisa ser ano de Olimpíadas ou Copa do Mundo para que o público no Brasil mostre toda a paixão por esportes. Como destaca uma pesquisa da Globo, 78% das pessoas no País consomem conteúdos relacionados em algum meio. O marketing esportivo desponta então como uma excelente oportunidade para as marcas.
Fique por dentro do marketing esportivo no Brasil:
- 158 milhões de brasileiros acompanham conteúdos sobre esporte;
- 75% da população conectada no País segue jogos ao vivo;
- mais de 900 mil pessoas viram o Campeonato Catarinense na NSC TV;
- o GE SC recebe mais de 1,2 milhão de visualizações de página por mês.
A seguir, conheça melhor os dados do mercado de esportes no Brasil e em Santa Catarina. Aproveite para ver também as soluções da NSC que farão sua marca bater mais forte no coração dos catarinenses.
O mercado de conteúdo esportivo no Brasil
Os dados da Globo mostram que o Brasil tem uma audiência de 158 milhões de pessoas no mercado esportivo. Um único evento do porte das Olimpíadas pode atrair mais de 143 milhões de torcedores que acompanham a competição pela mídia, segundo uma projeção a partir da Kantar IBOPE Media.
Mas até os campeonatos habituais atraem uma enorme audiência. No futebol, a Copa do Brasil tem 85 milhões de fãs, enquanto a Libertadores agita mais de 80 milhões de indivíduos no País, de acordo com o IBOPE Repucom.
O interesse não se resume aos jogos ao vivo, que 75% do público declara acompanhar. Mais de um terço dos brasileiros seguem as escalações, curiosidades e outras notícias antes e depois das partidas. Isso é o que informa uma pesquisa da Sport Track para o Google.
Entretanto, nem só de futebol vive a paixão por esportes da torcida brasileira. O vôlei soma 96 milhões de interessados no Brasil, o basquete tem 58 milhões de fãs, o tênis chega a 51 milhões… Os dados do IBOPE Repucom mostram como esse interesse é diversificado.
Aí está a oportunidade de ouro para as marcas. Se milhões de consumidores estão acompanhando o conteúdo esportivo, por que não aproveitar essa vitrine para posicionar os produtos e serviços?
Leia também: Publicidade nas Olimpíadas de Paris: o que pode ou não pode?
Como as marcas investem em marketing esportivo?
Entre as dez marcas mais valiosas no Brasil, segundo a Kantar IBOPE Media, oito delas patrocinaram algum grande evento esportivo, uma equipe ou atletas de alto desempenho nos últimos dois anos. Inclusive, a marca mais valiosa do Brasil, o Itaú Unibanco, é patrocinadora das Seleções Brasileiras de futebol.
Em Santa Catarina, o Fort Atacadista dá exemplo e reforça seu posicionamento por meio do marketing esportivo. A rede de atacarejo é a patrocinadora máster do Campeonato Catarinense de Futebol, que atrai milhares de torcedores aos estádios e impactou um público de mais de 900 mil telespectadores nas transmissões da NSC TV em 2023. Essa visibilidade mantém a marca na lembrança do público: não à toa, ela é Top of Mind em Santa Catarina.
O JEC/Krona é uma equipe profissional de futsal patrocinada pela Krona, indústria catarinense de tubos e conexões. Essa parceria impulsionou a equipe de Joinville a conquistar títulos estaduais e nacionais, criando um vínculo forte entre o negócio e a comunidade.
— Através do futsal, fortalecemos e geramos valor para a nossa marca — explica Valdicir Kortmann, vice-presidente comercial e de marketing da Krona.
Além disso, temos os patrocínios a atletas. Competidores de ponta, como Rayssa Leal, Ana Marcela Cunha e Filipe Toledo atraem mais de uma dezena de marcas patrocinadoras, mostrando que há muitas oportunidades de marketing esportivo fora do futebol. A LayBack Beer, por exemplo, patrocina o skatista catarinense Pedro Barros, reforçando a união entre cerveja e skate que está no DNA da empresa de Florianópolis.
Leia também: Dicas para incluir o marketing esportivo na sua estratégia
O conteúdo como atalho para o marketing esportivo
Existe outra maneira de as marcas se associarem ao mundo esportivo e captarem a atenção do público: por meio da mídia.
Inclusive, há boas razões para adotar esse atalho para o marketing esportivo. Como revela uma pesquisa do PiniOn, há um aumento de 37% na intenção de compra de um produto exposto em ações nos programas de esporte. Além disso, oito em cada dez consumidores dizem que ações em programas esportivos podem influenciar a decisão de compra.
Marcas associadas ao esporte, mesmo que indiretamente, fortalecem uma série de atributos positivos para o negócio. Elas são vistas como competitivas, determinadas e focadas na excelência.
As oportunidades nesse sentido são ainda mais diversas que o patrocínio direto a torneios, equipes e atletas. Entre elas, destacamos o patrocínio de programas, os anúncios on-line e off-line, ações de conteúdo, merchandising, experiências e ativações da marca. E todas essas opções você encontra na NSC.
Leia também: Globo Esporte conecta sua marca com um público engajado
NSC fala com os fãs de esporte em Santa Catarina
Considerando que 78% do público brasileiro é interessado em conteúdos esportivos, Santa Catarina tem um mercado de quase 6 milhões de consumidores de esportes.
No Estado, ninguém alcança mais esse público que a NSC. Só a NSC TV fala com 3,5 milhões de telespectadores em uma única semana, de acordo com a projeção a partir dos dados da Kantar IBOPE Media. Com isso, a transmissão do Campeonato Catarinense pode gerar mais de 33 milhões de impactos por edição.
O Globo Esporte é a grande referência em conteúdo esportivo na TV dos catarinenses. O programa é visto por mais de 2,7 milhões de pessoas no Estado e tem 62% do share de audiência na televisão aberta.
Já na internet, o GE SC recebe mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas por mês. As marcas podem ter um canal de conteúdo exclusivo no portal, gerando mais valor para a comunicação do negócio com branded content.
Enquanto isso, na rádio, o esporte é um dos pilares da programação da CBN. A emissora é líder de audiência no segmento de notícias em Florianópolis, atraindo um público de quase 100 mil ouvintes mensais. O sucesso da CBN também abrange milhares de leitores na internet.
A rádio da NSC ainda pode colocar sua empresa no centro de grandes eventos, criando experiências marcantes de marketing esportivo. Por falar em experiências, o maior ecossistema de comunicação no Estado oferece projetos personalizados, como o Basquete Transforma SC, que foi criado para a Federação Catarinense de Basketball (FCB) fortalecer a prática em solo catarinense.
Ou seja, a NSC tem ótimas soluções para conectar sua marca com os fãs de esporte em Santa Catarina.
Leia também: Por que anunciar sua marca no GE Santa Catarina?
As oportunidades que o esporte oferece para as marcas
Veja as principais respostas para impulsionar o marketing esportivo no seu negócio.
Qual é o tamanho do mercado de conteúdo esportivo no Brasil e em Santa Catarina?
De acordo com uma pesquisa da Globo, 78% dos brasileiros consomem conteúdos sobre esporte. Isso representa um mercado de 158 milhões de brasileiros, ou quase 6 milhões de catarinenses.
Como as marcas podem se conectar com os fãs de esporte?
Há dois caminhos possíveis. Existe a via direta, com patrocínios de torneios, clubes e atletas. E tem a mídia, com a presença da marca em veículos ligados ao mundo dos esportes.
Por que incluir a NSC no marketing esportivo da sua marca?
A NSC é protagonista em Santa Catarina quando o assunto é conteúdo esportivo. Ela tem a transmissão dos maiores eventos de futebol no Estado e no Brasil, tem o maior ecossistema de comunicação para os catarinenses, tem veículos e programas líderes de audiência e tem milhões de consumidores ligados para apresentar seus produtos e serviços.
Baixe o guia One Stop Shop NSC e conheça mais soluções para impulsionar sua marca.