O consumidor brasileiro tem uma relação bastante próxima com a publicidade. De acordo com a Kantar IBOPE Media, sete em cada dez pessoas no Brasil frequentemente prestam atenção aos anúncios. Além disso, 77% delas já foram influenciadas de alguma maneira pelas propagandas.
Agora, se você deseja fazer valer seu investimento na comunicação e aumentar o ROI, podemos recomendar algumas boas práticas para seu negócio.
Veja as dicas de segmentação de campanhas na publicidade:
- 71% dos consumidores gostam de ver propagandas específicas para eles;
- criar um perfil do consumidor ideal vai ajudar na sua estratégia;
- para isso, é necessário ter uma postura analítica e se basear em dados;
- mas a NSC pode ajudar seu negócio com uma ferramenta inteligente de mídia.
Saiba mais com a explicação abaixo!
Acerte em cheio a segmentação de campanhas na publicidade
A segmentação e a contextualização dos anúncios estão diretamente relacionadas com a eficiência da publicidade. Nesse sentido, dados da Offerwise ressaltam que 75% dos brasileiros prestam mais atenção a propagandas que combinam com o estilo de vida deles e 71% gostam de receber mensagens específicas para as necessidades pessoais.
Então, com as dicas a seguir, seu negócio terá maiores chances de sucesso nessa área.
1) Defina a buyer persona com base em dados
Toda marca precisa ter muito claro quem é seu consumidor ideal, ou seja, a buyer persona. É importante saber onde ele vive, em qual faixa de renda se encontra, quais são os interesses dele, que tipo de conteúdo consome e assim por diante.
No entanto, criar uma buyer persona não é um simples exercício de criatividade. Esse perfil deve ser baseado em dados. Pense nele como um agrupamento de características de vários indivíduos reais. Daí a necessidade de essa persona fazer sentido para a sua realidade.
Nesse sentido, a Similarweb sugere algumas perguntas para você se fazer:
- Qual é o grupo de consumidores que se destaca ou é especialmente rentável?
- Quais características ou qualidades eles têm em comum?
- Que tipo de consumidores não estão convertendo em vendas?
- Diferentes tipos de compradores têm jornada de consumo próprias?
- Que grupos de pessoas seus concorrentes estão alcançado que sua marca não atinge?
Não tente incluir todos os consumidores em um mesmo perfil. Isso reduzirá a efetividade da segmentação de campanhas. Se necessário, crie diferentes personas para variados momentos da comunicação.
Ferramentas gratuitas para você criar uma buyer persona.

Uma mesma marca pode ter diferentes personas conforme a estratégia do negócio. (Imagem via Freepik)
2) Não se limite à segmentação demográfica
Fazer uma boa segmentação de campanhas de publicidade envolve definir as diferenças que realmente fazem a diferença para seu negócio. Isso quer dizer que nem sempre um dado como a idade ou o nível de formação vai ser relevante para as vendas. Os consumidores são complexos e dificilmente resumíveis em uma única característica.
O mercado de beleza e cuidados pessoais oferece um bom exemplo disso. Hoje, a procura dentro da categoria não está limitada a uma faixa etária ou até mesmo a um gênero. Então, a missão das marcas é encontrar segmentações mais precisas dentro dessa diversidade do público.
Segmentação de campanhas: vá além dos dados demográficos.
3) Use a tecnologia a seu favor
Você sabia que a NSC tem uma ferramenta inteligente para ajudar no planejamento de publicidade das marcas? É o Simulador de Campanhas.
Ele ajuda a encontrar soluções personalizadas no maior ecossistema de comunicação de Santa Catarina, com base na área de atuação da empresa e no perfil geral de público-alvo. A ferramenta é eficiente porque cruza essas informações com o banco de dados da NSC, que tem uma longa trajetória trazendo sucesso para os anunciantes. E o que é melhor: você pode fazer quantas simulações quiser e experimentar diferentes cenários de graça.
10 formatos de anúncio no NSC Total para destacar sua marca.
4) Tenha uma postura analítica
Ter uma boa segmentação da publicidade hoje não garante o sucesso de amanhã. Da mesma forma que sua empresa baseou a criação da persona em dados, é preciso manter essa postura analítica com o passar do tempo.
Continue de olho nas tendências do consumidor e do consumo, faça testes e refine continuamente seu planejamento a partir dos novos aprendizados.
O que é retargeting e como usar essa estratégia?
O que você precisa saber para otimizar a segmentação da publicidade
Aqui está um resumo com as principais informações sobre o assunto.
Por que a segmentação de campanhas é importante?
O consumidor presta maior atenção às propagandas que falam diretamente para o perfil dele, o que aumenta o impacto e o retorno das campanhas.
Como melhorar a segmentação da sua marca?
Tenha uma postura analítica, crie uma buyer persona com base em dados e aproveite as ferramentas que permitem otimizar sua comunicação.
Como a NSC pode ajudar você a ter melhores resultados?
Experimente agora o Simulador de Campanha e descubra soluções de mídia personalizadas para seu negócio.