O futuro da televisão é cada vez mais conectado e isso abre muitas portas para os anunciantes. Tanto que a Comscore estima o seguinte cenário: em cinco anos, o investimento em TV Conectada (CTV) alcançará entre 25% e 50% da participação publicitária nos meios de comunicação.
Quer ficar por dentro dessa tendência? O Negócios SC traz agora os principais dados para você.
O que você precisa saber sobre a TV Conectada:
- metade dos brasileiros na internet consomem CTV;
- 47% usam a TV conectada para assistir à televisão aberta, diz a IAB;
- esse é o mesmo percentual dos que assistem serviços de streaming;
- os anunciantes podem gerar mais conversões diretas por esse meio.
Tem muitos outros dados à sua espera logo a seguir. Acompanhe a explicação!
A presença da TV conectada na rotina dos brasileiros
A definição de TV Conectada inclui qualquer vídeo, filme ou série de televisão que seja transmitido para um televisor diretamente por uma smart TV ou por meio de um dispositivo de streaming, console de videogame, decodificador ou receptor.
A pessoa consome conteúdo via Chromecast ou Fire TV Stick? É TV Conectada. Via PlayStation? Também. Tem um aparelho televisor com conexão nativa? É o mesmo caso.
No estudo “Os dados por trás do consumo de CTV no Brasil”, a Comscore informa que 50% dos brasileiros conectados são espectadores desse meio. E eles são apenas os consumidores regulares. O número total de brasileiros que acessaram a internet pela televisão em 2023 chegou a 58%, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios.
Os dados do relatório TV Conectada, elaborado por IAB Brasil e Offerwise, mostram que 72% desses espectadores usam CTV todos os dias. O consumo médio alcança a marca de 3,24 horas diárias.
Tal consumo se dá principalmente pela smart TV, segundo informa a Comscore. A grande maioria dos brasileiros (96%) que assistiram a algo na TV Conectada fizeram isso por meio de televisores inteligentes. Em seguida, aparecem os dispositivos de streaming (20%), os decodificadores e receptores (16%) e os consoles de videogames (16%).
Brasileiros veem mais de 5 horas de televisão por dia.

Metade dos brasileiros conectados veem conteúdos na CTV. (Foto via Freepik)
O consumo de conteúdo na TV Conectada
Para os entrevistados no relatório TV Conectada, a principal motivação para utilizar CTV está na maior variedade de conteúdos disponíveis. Então, o que os brasileiros têm assistido?
A Comscore responde a essa questão. Estes são os tipos de conteúdo mais consumidos:
- Filmes: 94%
- Séries de TV: 88%
- Esportes: 64%
- Notícias: 63%
- Música: 38%
- Local / ao vivo: 37%
- Outros: 3%
Enquanto isso, um levantamento da Globo chama a atenção para o fato de que o consumo de TV aberta também se faz presente na CTV. Inclusive, o consumo da Globo ao vivo cresceu 61% do Globoplay. Além disso, há uma complementaridade entre a televisão aberta e o streaming por meio da TV conectada. Uma prova disso é o Big Brother Brasil, que é o conteúdo mais consumido na plataforma de vídeo.
Descubra o que é TV 3.0 e como ela muda na publicidade.
O impacto da TV conectada para os anunciantes
Por que essa é uma tendência de consumo de mídia interessante para as marcas? Porque ela traz ao menos quatro grandes vantagens na hora de anunciar na televisão.
Dados mais precisos sobre a audiência
A TV Conectada combina o conteúdo premium da televisão com a análise de dados em nível pessoal das campanhas na internet. Isso permite conhecer melhor o consumidor que está na frente da tela. Os anunciantes então podem entender o que o público assiste, onde clica e quais interesses ele tem a partir dos anúncios na TV.
Novos formatos de anúncios
Essa tendência traz uma série de novidades em termos de formatos para a publicidade. Os Pause Ads no Globoplay são um bom exemplo disso. Tais anúncios são exibidos quando o usuário pausa o vídeo, gerando visibilidade para a marca anunciante sem interferir na experiência com o conteúdo.
Publicidade mais eficiente
A mistura de dados mais precisos da audiência com os novos formatos de anúncios possibilita melhorar a entrega da publicidade. Por sinal, seis em cada dez brasileiros lembram-se de ter visto anúncios na TV conectada recentemente, informa a IAB.
Compras pela TV
A tendência da CTV anda lado a lado com outra transformação importante: o T-Commerce. Ou seja, as compras pela televisão. De acordo com a Comscore, 36% dos espectadores ficaram sabendo sobre novos produtos dessa forma e 15% já compraram algo anunciado.
Como gerar QR Code e quais as vantagens dele na publicidade?
Entenda a tendência da TV Conectada no Brasil
Como está o uso da TV Conectada entre os brasileiros?
Segundo informações da Comscore, 50% da população conectada no País é consumidora assídua de conteúdos via CTV, incluindo smart TVs, dispositivos de streaming e videogames.
Quais são os conteúdos mais consumidos?
Os brasileiros aproveitam a TV Conectada para acompanhar tanto o streaming quanto a televisão aberta. Entre os tipos de conteúdo favoritos, estão filmes, séries, esportes e notícias.
Qual é o impacto da TV conectada para os anunciantes?
Ela traz dados mais precisos sobre a audiência, novos formatos para a publicidade, mais eficiência na entrega dos anúncios e a possibilidade de conversões diretas nas campanhas.
Quer tornar sua marca famosa na emissora de televisão que é líder de audiência em Santa Catarina? Saiba como isso é possível.