A TV é a maior vitrine para as marcas no Brasil. De acordo com a Kantar IBOPE Media, mais de 99% dos brasileiros consomem o meio televisivo — uma média de 5 horas e 14 minutos por dia. Mas você sabe qual é o melhor horário para anunciar na televisão?
Veja as considerações sobre a publicidade na TV:
- 21h é o horário preferido dos maiores anunciantes no meio;
- o período noturno recebe a maior audiência dos brasileiros;
- mas outros horários podem trazer resultados igualmente positivos;
- a NSC TV fala com 2,7 milhões de telespectadores por semana.
Tire suas dúvidas sobre o tema com o Negócios SC.
A publicidade na TV dos maiores anunciantes
Uma forma de pensar sua estratégia de mídia é estudar o que os grandes anunciantes fazem e seguir o exemplo deles.
Nesse caso, um levantamento da Tunad aponta que as cinco marcas que mais investem na TV são: Globoplay, Claro, Sky, Max e Disney+. No período de análise, entre março e maio de 2024, o investimento foi distribuído com certa igualdade entre os dias da semana.
Entretanto, o melhor horário para elas anunciarem na televisão parece ser a noite. Os maiores valores investidos por essas cinco marcas estão concentrados no período que vai das 20h às 23h.
Esse, afinal, é considerado o “horário nobre” da televisão. Os dados da audiência nas 15 metrópoles analisadas pela Kantar IBOPE Media mostram que os programas mais assistidos pelos brasileiros estão no período noturno.
Mas nem sempre o que é melhor para os grandes anunciantes nacionais fará sentido para uma marca local. Até porque anunciar na televisão nesse horário pode estar fora do orçamento de alguns negócios. A boa notícia é que você pode ter ótimos resultados em outros momentos do dia com a publicidade na TV.
Nike e Netflix perdem mercado sem campanhas de branding.

Qualquer hora pode ser boa para anunciar na televisão, basta conhecer o público. (Foto via Freepik)
Anúncios na televisão geram ótimos resultados ao longo do dia
A Tunad avaliou o uplift, ou aumento no desempenho, das campanhas desses cinco anunciantes durante a veiculação dos anúncios. No caso, o indicador escolhido foi as buscas no Google.
Os resultados da análise revelam um uplift médio bastante próximo entre os períodos matutino, vespertino e noturno. Os anúncios à noite tiveram um crescimento mais expressivo, é claro, considerando que a audiência geral também é maior. Mas é possível ter o mesmo desempenho anunciando às 11h, às 15h ou às 21h.
A NSC TV, que é líder de audiência na televisão em Santa Catarina, de acordo com a Kantar IBOPE Media, tem boas oportunidades para anunciar no domingo de manhã ou no meio da madrugada, por exemplo.
O verdadeiro parâmetro para saber o melhor horário de anunciar na televisão reside na pergunta: qual é o público-alvo da sua empresa?
Share da NSC TV mostra 5 oportunidades para anunciar na TV.
Segmentação é o segredo para anunciar na televisão
Os grandes anunciantes analisados pela Tunad têm alguns pontos em comum. Em primeiro lugar, eles atuam em mercados bastante amplos em nível nacional. Mais ainda, enfrentam uma forte concorrência nesses mercados. Então, faz sentido a estratégia de anunciar na televisão durante os momentos de maior alcance possível.
O fato é que a televisão fala com a maioria dos brasileiros. Mas nem sempre fala com todos ao mesmo tempo.
Sua marca pode ter sucesso com a publicidade na TV falando com um público mais segmentado, e ainda assim expressivo. Por exemplo, para impactar um perfil de catarinense empreendedor e apaixonado por inovação, o Tech SC é uma excelente escolha aos domingos de manhã na tela da NSC TV.
Você pode fazer um ótimo negócio com a escolha estratégica do melhor horário para falar com um perfil específico de consumidor. E, quando sua marca anuncia na emissora líder de audiência no Estado, tem o perfeito equilíbrio entre segmentação e alcance.
NSC TV se mantém líder de audiência na televisão em 2024.
Impulsione o alcance da sua marca
Mais de 2,7 milhões de telespectadores em Santa Catarina sintonizam na NSC TV semanalmente. De cada dez televisores ligados na televisão aberta no Estado, sete transmitem a afiliada Globo, segundo a Kantar IBOPE Media.
A NSC TV tem uma audiência que supera o dobro das demais emissoras abertas no Estado juntas. Isso significa muito mais alcance para sua publicidade na TV.
Por exemplo, se o melhor horário para anunciar na televisão para sua empresa é o período da manhã, em apenas cinco dias na NSC TV você alcança mais telespectadores que as duas principais concorrentes conseguiriam atingir em 30 dias.
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O melhor horário para anunciar na televisão
Qual é o horário de maior audiência na TV?
Os programas que atingem o maior número de pontos de audiência, segundo a Kantar IBOPE Media, costumam estar no período noturno, entre 19h e 23h.
Esse é o melhor horário para anunciar na televisão?
Embora os maiores anunciantes procurem anunciar à noite, sua marca pode ter ótimos resultados com anúncios de manhã ou à tarde. Isso é o que apontam os dados da Tunad.
Qual é o segredo para ter sucesso com a publicidade na TV?
Uma boa segmentação da campanha pode ajudar sua empresa a economizar na compra de mídia e ainda ter ótimos resultados, independentemente do horário.
Veja mais oportunidades para anunciar na televisão baixando o mídia kit da NSC TV.