O que esperar dos consumidores em 2025? Tudo indica que eles continuarão economizando no próximo ano, o que gera uma série de tendências de consumo interligadas. O Negócios SC traz agora dados que explicam melhor o cenário e o que sua marca pode fazer para conquistar o público.
Destaques das tendências de consumo para 2025:
- 72% dos consumidores globais estão preocupados com a alta do custo de vida;
- apenas 28% dos brasileiros terminam o mês em uma boa situação financeira;
- sete em cada dez pesquisam a reputação da loja ou marca antes de fazer a compra;
- mais da metade do público pretende abandonar as marcas com experiências ruins.
Fique por dentro do assunto com a explicação completa a seguir.
4 tendências de consumo para 2025
1) Busca pelo preço
O consumo dos brasileiros em 2024 foi limitado por uma série de fatores. Os preços, a persistência do endividamento e até os desastres climáticos que assolaram diferentes partes do Brasil reduziram o poder de compra. Como demonstra a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o País chega a ter 29,3% de inadimplentes neste final de ano.
Uma pesquisa da MindMiners aponta nesse sentido que apenas 28% dos brasileiros terminam o mês em uma situação financeira tranquila ou confortável. Outros 27% estão em uma posição equilibrada, enquanto 37% vão desde a instabilidade até uma condição crítica de orçamento.
Esse cenário continuará afetando as tendências de consumo em 2025. E não somente no Brasil, como no mundo, já que o aumento de custo de vida é um problema global. Sete em cada dez entrevistados pela Euromonitor em um estudo internacional revelam essa preocupação.
Em termos de comportamento, isso se traduz em compras mais planejadas na busca pelo melhor preço. Como descreve a Euromonitor no relatório 2025 Consumer Trends: “As decisões de compra são estratégicas e intencionais. Inclusive, a maioria dos consumidores pesquisa extensivamente produtos ou serviços e apenas 18% disseram que fazem compras por impulso com frequência”.
Entenda o impacto dos preços nas compras de supermercado.

A procura por economia continua ditando o comportamento do consumidor. (Foto via Freepik)
2) Busca por valor
Nem sempre a opção mais barata é a escolhida pelo consumidor, especialmente quando ela se mostra ineficaz em satisfazer a necessidade que baseia a compra, dando a sensação de “dinheiro jogado fora”.
Para além dessa necessidade imediata, uma parcela considerável do público também procura benefícios no médio e longo prazo. A Euromonitor cita como exemplo o mercado de beleza na América Latina. A venda dos produtos premium na região cresceu mais de três vezes acima dos produtos de massa em um período de cinco anos. Nessa categoria, a própria Euromonitor destaca o fato de que 85% dos consumidores pagariam a mais para terem uma eficiência comprovada daquilo que compram.
Comunicar valor, portanto, deve ser um dos objetivos das marcas em 2025. Esse é um desafio significativamente maior que basear a estratégia de comunicação em cima dos preços. Entretanto, é isso o que permitirá o crescimento dos negócios, pois os consumidores terão mais incentivos para a compra dessa forma.
Ainda vale um adendo: o valor deve ser percebido na própria marca. Nesse sentido, o estudo “Quem está comprando?”, da MindMiners, descreve que 65% dos brasileiros pesquisam a reputação do negócio antes de comprar.
Aprenda com as marcas no Brasil mais preparadas para o futuro.
3) Busca por confiança
A pressão sobre o orçamento familiar gera um efeito curioso nas tendências de consumo. Por um lado, diminui a fidelidade às marcas, já que força os consumidores a pesquisar mais e a comparar melhor as opções em cada categoria. Por outro, favorece as marcas mais conhecidas, vistas como escolhas mais seguras de compra.
A boa notícia é que qualquer marca pode se tornar mais conhecida investindo na comunicação. Mais do que isso, investindo nos meios certos para fortalecer a imagem do negócio.
A televisão, por exemplo, desperta gatilhos de venda especialmente úteis em momentos econômicos como o que 2025 reserva. Uma pesquisa da house51 mostra que a presença na TV está associada à percepção de uma marca financeiramente forte, de sucesso, com muitos clientes e capaz de cumprir promessas. A mídia televisiva aumenta não só o reconhecimento da marca, como a confiança do público nela.
5 tendências de mídia para 2025 que transformarão os negócios.
4) Busca pela melhor experiência
A busca pela economia não compromete o interesse do consumidor em ter boas experiências com as marcas. Pelo contrário, uma das tendências de consumo para 2025 é que o público está mais exigente em relação às interações, justamente pelo objetivo de fazer cada gasto valer a pena.
A Qualtrics mostra que, para 2025, 53% dos consumidores globais pretendem cortar os gastos com as marcas depois de uma experiência ruim. Isso representa um aumento de 2,7 pontos percentuais em relação a 2024.
Então, que tipos de problemas fazem alguém desistir de uma marca? Aqui estão os mais citados no relatório 2025 Consumer Trends:
- 46% problemas na realização do serviço;
- 45% problemas de comunicação;
- 39% interações com colaboradores;
- 37% problemas com preços;
- 35% defeitos dos produtos;
- 21% atendimento pós-venda.
Ou seja, invista na comunicação, mas não se esqueça de que a experiência continua sendo uma das melhores propagandas para seu negócio.
Saiba agora como impulsionar suas vendas em 2025 com a estratégia certa para divulgar sua marca em Santa Catarina.