7 tendências do turismo que vão guiar o mercado em 2025

09/10/2024

Novidades no setor

7 tendências do turismo que vão guiar o mercado em 2025

Viajar é o maior sonho dos brasileiros. De acordo com a última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 53% da população adulta no País sonha em turistar pelo próprio Brasil, enquanto 44,8% têm sonhos com o exterior. Então, se você está de olho nesse mercado, aqui estão as tendências do turismo para 2025. 

Destaques do mercado turístico para acompanhar:

Esses e outros dados você encontra em detalhes a seguir.

Acompanhe as principais tendências do turismo para 2025

1. Assistentes de inteligência artificial

O relatório Inteligência Artificial 2024, do Opinion Box, revela que 56% dos brasileiros conectados usam ferramentas de inteligência artificial pelo menos uma vez por semana. E o uso dessa tecnologia vai muito além de tirar dúvidas: o público a está usando também para planejar a rotina e — por que não? — as próximas viagens.

Ao entrevistar mil viajantes, a Matador Network descobriu que o uso de assistentes de IA para viajar cresceu 40% desde 2023. Essa é uma tendência do turismo que logo deve chegar às mais diferentes empresas do setor, que oferecerão ferramentas para montar roteiros de viagem personalizados incluindo estrategicamente os produtos e serviços do negócio.

3 dicas para impulsionar o turismo em Santa Catarina.

De guias de viagem a concierges, os assistentes virtuais estão mais presentes no turismo. (Imagem via Freepik)

2. Destinos turísticos alternativos

O turismo global está concentrado em poucos lugares. Segundo a McKinsey, 80% dos viajantes visitam apenas 10% dos destinos turísticos do mundo. Isso gera uma série de problemas para as cidades visitadas, já que o fluxo de turistas é cada vez maior.

Destinos populares como Barcelona, Veneza, Ilhas Canárias, Santorini e tantos outros vêm tentando restringir o turismo em massa, seja com taxas extras à circulação de visitantes, seja em manifestações antiturismo das populações locais.

Isso abre uma oportunidade para explorar lugares alternativos, menos visitados, mas semelhantes aos principais destinos. No entanto, o setor turístico precisará trabalhar junto aos governos regionais para desenvolver o turismo sustentável e responsável, ou o problema apenas mudará de lugar.

3. Turismo viral

Ao mesmo tempo, ainda podemos esperar grandes fluxos de turistas movidos pelas redes sociais. Isso porque as redes servem de inspiração para 77% dos viajantes, segundo a pesquisa pesquisa “A jornada de compra: descobrindo como viajantes planejam e reservam on-line”.

Nesse sentido, o Opinion Box aponta que viagem e turismo é o tipo de conteúdo que os brasileiros mais gostam de acompanhar no Instagram. Ter uma estratégia nessa área, portanto, é essencial para as empresas do setor.

Como a mídia inspira a jornada de compra no turismo?

4. Experiências gastronômicas locais

A revista Tendências do Turismo 2024, da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo, destaca a importância das experiências gastronômicas na hora de programar as viagens. Inclusive, de acordo com a World Food Association, 53% dos turistas a lazer são motivados a provar a gastronomia local.

Essa tendência também aparece no relatório da Marriott em parceria com a Appinio. Ele diz que a culinária local e as experiências autênticas de alimentação surgem como grandes motivadoras dos viajantes.

5. Turismo de eventos

A turnê de Taylor Swift gerou mais de 1 bilhão de dólares para a indústria do turismo nos Estados Unidos apenas em 2023. No Brasil, os shows em São Paulo e Rio de Janeiro atraíram fãs não só de diferentes partes do País, como de outros países da América do Sul.

Além dos shows e festivais de música, os esportes são outro tipo de evento com grande poder de atração de turistas. Como informa o estudo de tendências do turismo da Hilton, os fãs de esportes estão viajando em números recordes.

Turismo: novos voos de Florianópolis conectam SC com o mundo.

6. Efeitos da natureza

O aquecimento global traz sérios impactos financeiros ao turismo. Por exemplo, as enchentes no Rio Grande do Sul causaram uma queda de 16% no volume de atividades turísticas do estado durante o primeiro semestre de 2024, frente ao mesmo período do ano anterior, como indicam os dados da Pesquisa Mensal de Serviços.

Se estiver correta a previsão de que tais fenômenos climáticos ficarão mais recorrentes, será preciso muita flexibilidade de hotéis, agentes turísticos e outros negócios do setor. Em vez do cancelamento total da viagem, o objetivo é sempre procurar uma remarcação futura para não perder o cliente.

7. Sustentabilidade

A tendência anterior eleva a consciência dos viajantes sobre os impactos da atividade humana no meio ambiente. Diante disso, 80% dos entrevistados na pesquisa da Marriott consideram a sustentabilidade um fator importante ao escolher um destino. 

Um relatório da Lemongrass sobre as tendências de turismo para 2025 também ressalta a sustentabilidade como uma garantia de futuro para o setor, que atua como um gestor de risco, protegendo os meios de subsistência das comunidades envolvidas.

Quer saber mais? Aproveite para baixar o Estudo de Mercado de Turismo elaborado pelo Negócios SC. Nele você vai descobrir os meios de comunicação com maior alcance entre o público de viagens em Santa Catarina.

Compartilhe:

Outras novidades

Veja também

#

Anuncie sua marca na TV por um preço imperdível

SAIBA MAIS